Cojur define cargos diretivos para 2025

por Jaime Freitas última modificação 10/02/2025 13h14
07/02/2025 – Na última quarta-feira, 5, foi a vez da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) definir a escolha de seus cargos diretivos. Todos os projetos que tramitam na Câmara de Novo Hamburgo, bem como suas emendas, recebem parecer do colegiado. À Cojur cabe opinar sobre o aspecto constitucional, legal, regimental, gramatical e lógico das proposições. O grupo de trabalho ainda elabora a redação final das propostas aprovadas com emendas parlamentares.
Cojur define cargos diretivos para 2025

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Após votação entre os integrantes, quem presidirá a Cojur em 2025 é o vereador Juliano Souto (PL), com a relatoria de Eliton Ávila (Podemos) e Deza Guerreiro (PP) assumindo a secretariado.

Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur):

- Presidente: Juliano Souto (PL)

- Relator: Eliton Ávila (Podemos)

- Secretária: Deza Guerreiro (PP)

 

Na segunda-feira, sete outras comissões e o Conselho de Éticas realizaram suas reuniões inaugurais e decidiram a função que será exercida por cada um de seus membros: presidência, relatoria e secretaria. Ao longo do ano, os colegiados trabalharão na análise de proposições pertinentes às suas áreas de atuação, na potencialização do caráter fiscalizador sobre as ações do Executivo e na intercessão junto a demandas da população.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. As comissões permanentes se reúnem semanalmente na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.