Cojur analisa oito projetos e libera quatro para tramitação em outros colegiados

por Daniele Silva última modificação 22/10/2025 21h12
22/10/2025 - A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) da Câmara analisou oito projetos durante reunião realizada na última segunda-feira, dia 20. Das matérias em pauta, quatro foram liberadas para avaliação de outros colegiados. As demais tiveram pedido de vista dos integrantes da comissão, para que possam sanar dúvidas ou solicitar o envio de documentação complementar, especialmente em relação a projetos protocolados pelo Executivo.
Cojur analisa oito projetos e libera quatro para tramitação em outros colegiados

Foto: Daniele Souza/CMNH

A criação da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), prevista no Projeto de Lei nº 104/2025, teve sua votação adiada a pedido do relator da Cojur, vereador Eliton Ávila (Podemos). O texto propõe a instituição de um órgão responsável pelo julgamento de recursos interpostos contra penalidades aplicadas pelo órgão executivo de trânsito do Município. A comissão encaminhará questionamento à Diretoria de Trânsito sobre a composição do colegiado.

Outra proposta que teve pedido de vista foi o Projeto de Lei Complementar nº 20/2025, de autoria do Executivo. O texto altera a Lei nº 3.540/2024, que autorizou o Poder Executivo a realizar a permuta de um imóvel de propriedade do Município de Novo Hamburgo por outra área pertencente a Rosalinda Maria Frautz Mielke. Conforme justificativa encaminhada pelo prefeito Gustavo Finck, o PLC busca retificar as matrículas e a titularidade dos referidos imóveis. O presidente da Cojur, Juliano Souto (PL), destacou a importância de os parlamentares disporem de todas as informações necessárias para a análise das proposições.

O Projeto de Lei nº 107/2025, de autoria do vereador Ito Luciano, também teve pedido de vista, para que o autor possa corrigir o texto. A proposta institui o direito de proprietários de animais de pequeno porte e de Cães-Guias transportarem seus animais no Transporte Rodoviário Municipal. Ocorre que os integrantes da Cojur levantaram dúvidas quanto ao tamanho especificado para os animais, já que há cães-guia de grande porte, como Labradores e Golden Retrievers, por exemplo.

De autoria da vereadora Deza Guerreiro (PP), secretária da Cojur, o Projeto de Lei nº 110/2025 foi arquivado pelo colegiado em razão do parecer de inconstitucionalidade emitido pela Procuradoria da Casa. Segundo a autora, a proposta “Eu Paro para Pet” será encaminhada ao Executivo como projeto de sugestão.

 

Projetos aprovados

Outra proposta de Deza Guerreiro, desta vez aprovada pela Cojur, é o Projeto de Lei nº 106/2025, que institui o Programa Municipal de Lar Temporário Voluntário para Animais.

De autoria do Executivo, o Projeto de Lei Complementar nº 19/2025 estabelece normas para a utilização dos bens públicos municipais. A regulamentação abrange terrenos, edifícios, construções e suas benfeitorias devidamente registrados como propriedade do Município de Novo Hamburgo.

Outros dois projetos, também aprovados, denominam vias públicas no bairro Vila Nova. O Projeto de Lei nº 121/2025, de Felipe Kuhn Braun (PSDB), dá o nome de Emilia Catarina Heck a uma rua da localidade. Já o Projeto de Lei nº 122/2025, de Eliton Ávila, denomina outra via como Vanderlei Cardoso Rodrigues.

A aprovação da Cojur, embora alguns projetos ainda precisem ser avaliados por outros colegiados, já permite a inclusão das matérias na pauta de votação do plenário.


O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Cojur se reúne semanalmente às segundas-feiras, a partir das 13h, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.