Coedu recebe a secretária da Educação para debater transporte escolar

por Jaime Freitas última modificação 09/03/2023 20h28
09/03/2023 – A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu) recebeu na tarde da última segunda-feira, 06, a secretária da Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli e a diretora Administrativa da SMED, Alessandra Machado, para discutir a falta de transporte escolar nas proximidades do Residencial Novo Hamburgo. A reunião contou com a presença do vereador Felipe Kuhn Braun (PP), presidente, da vereadora Lourdes Valim (Republicanos), relatora, e do vereador Enio Brizola (PT), que secretaria o colegiado.
Coedu recebe a secretária da Educação para debater transporte escolar

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Adair dos Santos, representante da comunidade, foi o primeiro a se manifestar. Ele relatou que não conseguiu matricular sua filha na escola, pois aguardava um retorno da Secretaria da Educação, o que, segundo aponta, não ocorreu, e agora não há mais vagas nas escolas próximas à sua residência e a filha, de cinco anos, ainda não está estudando. A secretária Guasselli disse que, embora não foi a pauta para qual foi convidada, reconhece que é dever do setor público a disponibilização de vaga escolar. O presidente da Coedu, Felipe Kuhn Braun, esclareceu a possibilidade de haver acontecido um equívoco, pois o tema estaria pautado no convite. A secretaria informou que tratará pessoalmente o caso de Adair e dará um retorno à comissão.

Maria Gorete Barão de Andrade, líder comunitária do bairro Boa Saúde, levantou o debate sobre a falta de transporte escolar no Residencial Novo Hamburgo. Enio Brizola informou que no local residem mais de 300 famílias e que a evasão escolar vem aumentando, conforme reclamações das escolas e do Conselho Tutelar. Gorete esclareceu que no local residem famílias de baixa renda e que a chuva dificulta a ida dos estudantes à escola, pois não há transporte escolar e os pais das crianças não possuem carro ou recursos para pagar transporte privado. A coordenadora do Conselho Tutelar, Elanice Müller, informou que faz parte de projetos sociais acompanhada de Gorete e que buscam uma solução a esse problema, pois há dificuldade em resgatar alunas que deixam de ir à escola e entende que a SMED não tem como resolver sozinha essa questão.

“Há um número significativo de alunos evadindo da escola em função das dificuldades de se chegar até ela. O transporte escolar é fundamental, pois o transporte público não atende todo os horários escolares”, informou Brizola.

A secretária da Educação informou que é obrigatório o transporte escolar somente em zona rural, não havendo obrigatoriedade em zona urbana, mas que licitou serviço de transporte escolar urbano, mas não houve interessados. Disse que tentará uma nova licitação e solicitará à secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação um aumento nos horários das linhas de ônibus que atendem ao residencial. Por fim, o colegiado pediu à secretária Maristela Guasselli sensibilidade social e inclusivo a essa comunidade.

Estiveram também presentes à reunião o chefe de gabinete da prefeita Fátima Daudt, Linéo Baum, a presidente e a vice-presidente do SindProf-NH, Luciana Martins e Rosane de Moura.

 

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Saúde se reúne às segundas-feiras na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.