Coedu ouve demandas de representantes da Apemen Ana Néri

por Jaime Freitas última modificação 28/11/2023 20h10
28/11/2023 – A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu) recebeu na tarde desta segunda-feira, 28, representantes da Associação de Pais e Mestres (Apemem) da Escola Municipal Ana Néri, do bairro Jardim Mauá. Antonina Schuh Ferreira, presidente da Apemem, e Renato Hanauer, pai de alunos da escola, apresentaram diversas demandas ao colegiado, como problemas em reformas realizadas por prestadores de serviços e situação de escoamento de esgoto cloacal da escola.
Coedu ouve demandas de representantes da Apemen Ana Néri

Foto: Jaime Freitas/CMNH

“A diretora da Ana Néri recebeu um documento para assinar sobre uma limpeza que teria sido realizada em uma fossa séptica da escola. O problema é que nós não sabemos a localização dessa fossa, muito menos a prefeitura, que ordenou essa limpeza, sem mostrar onde ela se encontra”, disse Renato Hanauer. “Como a diretora vai assinar por um serviço não realizado?”, questionou Hanauer.

“Estamos com um sério problema de esgoto e também em muro localizado na frente da escola, inclinado para a calçada”, disse a presidente da Apemen. “A Ana Néri é uma escola antiga e uma hora a situação pode piorar. Já temos banheiros entupidos, com crianças não podendo ir ao banheiro, pois as descargas não funcionam. Demandamos esse serviço, que não foi realizado e agora aparece uma ordem de serviço para assinar dizendo que a tarefa foi executada, quando ela não foi”, relatou Antonina Ferreira.

Hanauer ainda relatou que outros problemas em obras realizadas por uma empresa contratada pela Secretaria de Educação. “Temos contatos com outras Apemens e a situação é de insatisfação com as obras realizadas nas escolas, com péssima execução, e sem a devida fiscalização pela prefeitura. Há um encarregado, engenheiro, que deveria fazer o trabalho de fiscalização, mas ele nunca aparece nas escolas”, reforçou.

O presidente do colegiado, Felipe Kuhn Braun (PP), disse já ter conhecimento de alguns problemas apresentados em obras em escolas do município. “A comissão tem observado várias situações, como a que ocorreu em uma escola de Lomba Grande, onde foi usada uma fiação inadequada, ocasionando um curto-circuito. Faremos alguns encaminhamentos à Secretaria de Educação para buscar maiores esclarecimentos sobre o assunto”, informou o edil.

“Primeiramente, faremos pedidos de informações a respeito de memorandos das obras em nome da Coedu”, disse Enio Brizola (PT), que é relator do colegiado. “Encaminharemos também um pedido à Defesa Civil para a avaliação do muro externo da escola. Podemos também solicitar cópias de todas as ordens de serviço e os aceites das obras da empresa para a Ana Néri”, explicou o relator. O colegiado conta ainda com a participação da vereadora Lourdes Valim (Republicanos) no cargo de secretaria.

Após as diligências será marcada uma nova reunião para as discussões sobre os problemas.


O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Coedu se reúne às segundas-feiras, a partir das 15h, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.