Coedu debate fomento cultural e impacto da calamidade pública em Novo Hamburgo

por Jaime Freitas última modificação 11/02/2025 19h56
11/02/2025 – A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu) recebeu na tarde desta segunda-feira, 10, profissionais de diferentes áreas culturais de Novo Hamburgo. Na pauta, foram discutidos o fomento à produção artística e cultural da cidade, com vistas à aplicação de recursos oriundos do Fundo Municipal de Cultura, e o impacto provocado no setor pelo decreto de calamidade pública do município, prorrogado pela atual administração no início de janeiro.
Coedu debate fomento cultural e impacto da calamidade pública em Novo Hamburgo

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Na ocasião, os membros do colegiado, Felipe Kuhn Braun (PSDB/presidente), Professora Luciana Martins (PT/relatora) e Nor Boeno (MDB/secretário), ouviram dos profissionais da cultura relatos sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor diante das restrições impostas pela situação de calamidade. Audrey Daay, Denise Azeredo, Felipe Mesquita, Maurício Borges de Medeiros, Matheus Cacequi e o palhaço Farinha, representantes de diferentes segmentos artísticos do município, destacaram a urgência em repensar o setor e liberar recursos do Fundo Municipal de Cultura para minimizar os impactos financeiros e garantir a continuidade das atividades culturais na cidade.

Entre as principais demandas apresentadas, destacaram a necessidade de maior transparência na distribuição dos recursos, a realização de uma audiência pública e, posteriormente, a organização de uma Conferência Municipal de Cultura para tratar dos problemas do setor, e o fortalecimento de políticas públicas para o segmento. Os profissionais enfatizaram que a prorrogação do decreto de calamidade afetou diretamente eventos e iniciativas, comprometendo o planejamento e execução de projetos que dependem do apoio financeiro do Município.

Os vereadores presentes reforçaram o compromisso da Coedu em apoiar a categoria. A relatora Professora Luciana Martins destacou a importância de um diálogo contínuo entre poder público e setor cultural para encontrar uma solução efetiva ao segmento. Já o presidente Felipe Kuhn Braun ressaltou que a Comissão seguirá acompanhando de perto a execução dos recursos do Fundo Municipal de Cultura e cobrando ações que garantam suporte efetivo aos profissionais afetados.

Ao final do encontro, foi encaminhado um pedido de informações à Secretaria Municipal de Cultura sobre os prazos e critérios para a aplicação dos recursos do Fundo, bem como indicação para a realização de audiência pública e conferência de cultura. A expectativa é de que novos encontros sejam realizados para dar continuidade às discussões e monitorar a implementação das medidas propostas.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Segurança Pública se reúne às quartas-feiras, a partir das 13h30, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.