Cidadão volta a recomendar limpeza manual no entorno da Casa de Bombas

por Luís Francisco Caselani última modificação 23/10/2024 20h00
23/10/2024 – Em abril, dias antes das fortes chuvas que desalojariam milhares de pessoas em Novo Hamburgo, o funcionário público aposentado Walmir da Silva esteve no Plenário da Câmara para sugerir o uso de taquaras, equipadas com ganchos, para a remoção de resíduos submersos junto à Casa de Bombas. Nesta quarta-feira, 23, o morador do bairro Santo Afonso retornou à tribuna com um novo aparato, desta vez inteiramente de metal. “No meu tempo, fazíamos a limpeza com as taquaras. Mas o mundo mudou. Então fiz com outro material, para ser utilizado pelos novos funcionários”, explicou.
Cidadão volta a recomendar limpeza manual no entorno da Casa de Bombas

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Com 28 anos de experiência no serviço público municipal, Walmir viveu parte de sua trajetória profissional na Casa de Bombas. “O lixo pesado fica lá embaixo. Com este material, temos como fazer a limpeza. É simples, mas é útil. A ecobarreira só pega garrafa pet, mas a ‘maldade’ está lá embaixo. Precisamos nos unir e pensar juntos”, afirmou.

Tribuna Popular

A participação de cidadãos durante a sessão é viabilizada pela Resolução nº 11/1999. A normativa garante o direito à manifestação em plenário de opiniões, críticas e reivindicações. Para ocuparem a Tribuna Popular, as pessoas devem se inscrever junto à Secretaria da Câmara, no terceiro andar do Palácio 5 de Abril, informando o assunto de interesse público que será abordado. Os espaços de fala têm duração de até dez minutos. Novo uso da Tribuna Popular pelo mesmo cidadão só é permitido após transcorridos 60 dias.

registrado em: