Cidadão apresenta proposta de geração de emprego por meio da agricultura familiar

por Luís Francisco Caselani última modificação 18/04/2018 23h19
18/04/2018 – O agricultor hamburguense Rafael Decker fez uso do expediente da Tribuna Popular durante a sessão da quarta-feira, 18 de abril, para defender o fomento à agricultura familiar. Gestor de propriedade rural no município de Torres, Decker detalhou uma proposta de ação que resultaria na geração de empregos, ativação da economia e atendimento aos preceitos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), cujos recursos devem ser destinados, em pelo menos 30% de sua totalidade, para a compra de produtos cultivados por empreendedores familiares rurais.

Ele ressaltou que Novo Hamburgo foi construído em cima da indústria calçadista, mas relembrou que a crise no setor fez com que R$ 6 milhões deixassem de circular diariamente. “Não acompanhei a ascensão de Novo Hamburgo. Peguei apenas os últimos 20 anos e só vejo o Vale decaindo. A agricultura familiar resgata o princípio do nosso país e é, hoje, a nossa saída”, argumentou.

Decker comentou que conversou com a prefeita Fátima Daudt sobre projetos do Executivo para Lomba Grande. “Temos 15 mil hectares parados, que não estão cumprindo seu papel de produção. Vim levantar a possibilidade de uma audiência pública com interessados, ouvir os agricultores de Novo Hamburgo. É a solução que nós temos. Se plantarmos só para nossas escolas, teremos emprego para muitas pessoas que estão sem nenhuma perspectiva”, completou.

Patricia Beck (PPS) lembrou que há espaço para o apoio à agroindústria em Lomba Grande, mas o prédio está desativado. “O local não precisa de muitos reparos. Acho que até os agricultores fariam o necessário. Há pouco tempo vimos os agricultores de Lomba com fiscalização pesada sobre seus produtos porque esses não eram feitos em local adequado, e o Município com todo aquele maquinário adquirido parado. Não podemos deixar a burocracia atrapalhar essa grande oportunidade que Novo Hamburgo tem”, defendeu.

Enio Brizola (PT) destacou a dificuldade em identificar a atual matriz produtiva da cidade. “Anteriormente tínhamos na cadeia produtiva do calçado toda a nossa estruturação econômica. Claro que hoje existem setores. A economia se autogeriu e surgiram novas cadeias produtivas, mas não sabemos o que prevalece hoje. Além do potencial produtivo, Lomba tem todo um diferencial turístico, podendo ser aliada a questão ambiental”, sugeriu.

Gerson Peteffi (PMDB) pediu o resgate da força do bairro rural hamburguense. “A meu ver, esse distanciamento de Lomba surgiu com a extinção da Secretaria de Desenvolvimento Rural. Isso afastou o bairro em termos políticos e estruturais do restante da cidade. O primeiro erro está aí. A feira do produtor estava sendo tolhida com demandas draconianas. Tivemos que auxiliar os agricultores nas tratativas. Hoje, parece que a feira entra em fase de maior atenção e menor rigor, mas sem desvalorizar a higiene”, relembrou.

Sergio Hanich (PMDB) parabenizou Decker pelo projeto sugerido, que considerou de grande importância para a comunidade hamburguense. “Não vi nenhum governo que se preocupou muito com Lomba Grande, que tem um potencial muito elevado. Precisamos pensar em alternativas”, destacou.

“Isso é uma proposta construtiva, que o Legislativo não pode executar, mas podemos fomentar esse debate através da conexão entre grupos e pessoas ligadas à área”, ponderou o presidente do Legislativo, Felipe Kuhn Braun (PDT), que reforçou o interesse pela proposição de audiência pública para tratar o tema.