Cidadã sugere desapropriação de terreno abandonado no bairro Ideal

por Luís Francisco Caselani última modificação 08/02/2023 20h08
08/02/2023 – Moradora do bairro Ideal, a professora Caroline da Cunha utilizou a tribuna durante a sessão desta quarta-feira, 8, para pedir o apoio dos vereadores na tentativa de resolver a situação de um terreno abandonado na esquina das ruas Machado de Assis e Tuparendi. Imagens do local evidenciam o mato alto que toma conta da área. Segundo Caroline, o imóvel está abandonado há mais de dez anos.
Cidadã sugere desapropriação de terreno abandonado no bairro Ideal

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

A cidadã relatou que ainda há resquícios do que um dia foi uma casa. Em 2021, a residência foi cenário de um incêndio que resultou na morte de um morador de rua. “Não é um incômodo meu, que sou vizinha de fundos do terreno. É um incômodo do bairro, de modo geral. Já foram feitas denúncias, mas nunca houve nenhum tipo de limpeza ou tentativa de cercamento”, contou Caroline.

A professora sugere que o terreno seja desapropriado e transformado em horta comunitária ou espaço de lazer. Ela lembra que a área fica muito próxima à escola municipal Presidente Nilo Peçanha. “Poderíamos ter uma horta comunitária em benefício do bairro e, em especial, das crianças atendidas pela escola. É inadmissível termos um terreno abandonado no bairro há mais de dez anos. A gota d’água são os inúmeros bichos que circulam pelos arredores. Não adianta mantermos nossos pátios limpos, se temos essa situação”, criticou.

A demanda deve ser acolhida nos próximos dias pelas Comissões de Obras e de Direitos Humanos. Cristiano Coller (PTB) esclareceu que a desapropriação de uma área particular não é um processo fácil, mas reiterou a necessidade de a Prefeitura intimar o proprietário. Darlan Oliveira (PDT) e Felipe Kuhn Braun (PP) salientaram que essa não é uma realidade exclusiva do bairro Ideal. A fala da Caroline nos alerta a tantos outros pontos como esse em todos os bairros da cidade. Esse é um tema que precisamos debater de forma mais ampla”, frisou Felipe. Enio Brizola (PT) assegurou o engajamento da Câmara na pauta trazida pela professora. “Acredito ser um local apropriadíssimo para hortas comunitárias ou área de lazer”, finalizou.

Tribuna Popular

Durante as sessões ordinárias, pessoas previamente inscritas também têm direito à fala, por meio do expediente da Tribuna Popular. As inscrições devem ser realizadas junto à Secretaria da Câmara, no terceiro andar do Palácio 5 de Abril, a partir do preenchimento de uma solicitação. As datas serão estabelecidas conforme disponibilidade de agenda.

registrado em: