Chegada do fogo simbólico a Novo Hamburgo é acompanhada por representante da Procuradoria da Mulher

por Maíra Kiefer última modificação 18/08/2022 20h59
18/08/2022 – Conduzido por uma guarnição da Liga da Defesa Nacional até a sede do Corpo de Bombeiros hamburguense, o fogo simbólico da Pátria marca este ano a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Desde o dia 13 de agosto, em ato realizado em Viamão, a chama vem sendo transportada a várias cidades gaúchas. Devido à chuva, a solenidade em Novo Hamburgo não pôde ser realizada na Praça da Bandeira, local utilizado em edições passadas.
Chegada do fogo simbólico a Novo Hamburgo é acompanhada por representante da Procuradoria da Mulher

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

O momento solene foi acompanhado pela prefeita Fátima Daudt; pela vereadora Semilda – Tita (PSDB), representando o presidente do Legislativo, Cristiano Coller (PTB); pelo presidente da Liga de Defesa Nacional, Marco Pinheiro; pela secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Pieper; pelo secretário de Esporte e Lazer, Daniel Becker; pelo diretor de Segurança da Unidade de Gestão de Programas de Prevenção à Violência (UGPPV), Roberto Daniel Bota, representando o secretário de Segurança, Roberto Jungthon; pelo diretor da Guarda Municipal, Sérgio Ricardo Carvalho; pelo assessor da Secretaria de Educação César Ribeiro; e pelo comandante da Unidade do Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo, Éverton Machado da Silva.

Ao falar sobre a importância do ato cívico, a parlamentar Tita, procuradora especial da Mulher do Legislativo, enalteceu o papel dos antepassados nas conquistas históricas e sociais e citou o fato de duas mulheres, naquele momento, representarem os poderes Executivo e Legislativo. Ela acrescentou que a chama, simbolizando a luta de muitas gerações, deve manter-se acesa dentro dos cidadãos.

César Cordeiro mencionou que desde 1938 é realizada a corrida do fogo simbólico, sem interrupções. Ele reforçou que a atividade ajudou a população ao longo dos anos a perceber o caminho correto a ser seguido por todos.

Por fim, a prefeita lembrou a época em que era guardiã da chama, quando estudante, e a importância do amor à pátria. “Devemos cada vez mais lutar por ela, mas sempre em paz”, disse Fátima.

Fogo Simbólico da Pátria 2022