Casal que presta serviço voluntário em prol da Apae recebe reconhecimento do Legislativo

por Maíra Kiefer última modificação 25/11/2021 18h39
24/11/2021 – A Câmara homenageou nesta quarta-feira, 24, o casal Gilberto e Carla dos Reis. O reconhecimento, proposto pelo presidente Raizer Ferreira (PSDB), é motivado pelo trabalho voluntário desempenhado pela dupla em benefício da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Novo Hamburgo. Professora aposentada, Carla confecciona bichinhos de crochê por meio da técnica japonesa amigurumi. Parte do valor arrecadado com os artigos artesanais é revertida para a Apae. Já Betinho, que ocupa o cargo de secretário municipal da Fazenda, doa para a entidade todo o lucro obtido com a venda de pratos de mocotó. Apenas nos últimos dois anos, Betinho comercializou uma tonelada do caldo preparado a partir das patas do boi, mondongo e feijão.
Casal que presta serviço voluntário em prol da Apae recebe reconhecimento do Legislativo

Foto: Daniele Souza/CMNH

Da tribuna, Raizer revelou que a homenagem foi construída ao lado do suplente Joel Gross (PSDB). O presidente do Legislativo exaltou o fato de a ação solidária do casal complementar a parte que o poder público não consegue suprir. Ele acrescentou que a solidariedade é uma marca de Betinho e Carla e outras iniciativas na área da assistência têm a assinatura de ambos. Raizer afirmou ainda que a paixão por cozinhar de Betinho se somou ao seu espírito solidário e seu coração enorme.

“Eu costumo dizer sempre que tenho um defeito genético. O meu coração é muito maior que o cérebro, eu me emociono muito com esse tipo de homenagem. Quero deixar registrado que, apesar de ser dirigida a nós, é uma homenagem ao gesto, que tem que ser reverberada na comunidade”, disse Betinho ao prestar agradecimentos.

Gilberto mencionou que o valor repassado para a Apae, com o mocotó e com o artesanato, é insignificante tendo em vista as despesas e dificuldades enfrentadas pela instituição. “O poder público não tem braço para ajudar todas as entidades”, disse ao sinalizar a importância da ação de voluntários e de todos os anônimos que trabalham em prol dessas causas.

Também idealizador da deferência, Joel Gross (PSDB) falou da importância da iniciativa e brincou que o sabor do mocotó ficou ainda melhor quando teve conhecimento que se tratava de um trabalho solidário.

A presidente da Apae, Sandra Bondan dos Reis, acompanhada da aluna Luana, destacou que a iniciativa do casal faz a diferença para a instituição nesses anos de parceria. Ela citou outra atitude voluntária do secretário da Fazenda, que fará parte do 25ª edição do Jantar Noite Feliz, promovido no Swan Hotel, no próximo dia 3 de dezembro, no qual 35 pessoas da comunidade atuarão como garçons servindo convidados. Ao término de sua fala, lembrou que ontem foi o Dia Mundial de Ação de Graças, e aproveitou a oportunidade para reforçar a importância de todos que contribuem com a Apae.

Reconhecimento dos parlamentares

 

A ligação com a família Reis, ainda na infância, permeou a fala de Gerson Peteffi (MDB) sobre a relevância do gesto do casal. O vereador contou que conhece Betinho desde os 7 anos e que pegava carona com Sebastião dos Reis, pai do secretário da Fazenda, na época que estudava no Colégio 25 de Julho. “Que essa homenagem simples te deixei com mais vontade de ajudar a comunidade”, concluiu.

Fernando Lourenço (PDT) reforçou o reconhecimento da atitude voluntária da dupla e disse que deveria servir de inspiração para muitas pessoas ajudarem instituições que tanto merecem. Além de exaltar o cidadão, o parlamentar também falou da competência do servidor na condução da pasta da Fazenda.

No mesmo sentido foi a fala de Darlan Oliveira (PDT), que disse que a competência na condução da secretaria fez Betinho permanecer no cargo por vários governos. Ricardo Ritter – Ica (PSDB) referiu a disposição do secretário de ajudar e resolver. “Reconheço em ti um exemplar homem público”, pontuou.

Enio Brizola (PT) destacou como essenciais as ações complementares que a sociedade e voluntários dedicam às entidades assistenciais, como as realizadas pelo casal, devido à diminuição de recursos por parte do poder público nessa área. O parlamentar informou que o tema tem sido debatido nas comissões da Casa e em outros parlamentos também. Ao término, disse que já provou o mocotó e o considera excelente.

Para Ito Luciano (PTB), tanto Betinho como Carla devem se orgulhar dessa parceria solidária e da contribuição de ambos para a iniciativa ter sucesso. Sobre a atuação como secretário municipal, Ito lembrou que, enquanto outras cidades e o próprio Estado, enfrentam, por vezes, problemas de atrasos no pagamento de salários, em Novo Hamburgo, essa situação não é vivida pelos servidores devido à condução eficiente de secretário. Segundo ele, algumas administrações até arriscaram outros nomes à frente da pasta, mas tiveram que recorrer a Betinho depois por sua competência.