Casal de voluntários compartilhará experiências vivenciadas na África em palestra solidária

por Luís Francisco Caselani última modificação 22/05/2018 21h19
22/05/2018 – A bióloga Ana Carolina Pont e o chef de cozinha Carlos Eduardo Araújo desfizeram-se das amarras que os prendiam ao Brasil e deram início, em 2017, ao projeto Espírito Livre – Voluntários pelo Mundo. Durante nove meses, o casal percorreu 13 países africanos atuando em iniciativas de agricultura familiar, bioconstrução e alimentação saudável junto a grupos de crianças, adultos e idosos. Eles participaram da sessão da Câmara nesta segunda-feira, 21 de maio, a pedido de Professor Issur Koch (PP), convidando a comunidade hamburguense a acompanhar a palestra solidária que realizarão na quinta-feira, 24, a partir das 19h30, no auditório da escola Oswaldo Cruz, na rua Bento Gonçalves, 2391, no Centro.
Casal de voluntários compartilhará experiências vivenciadas na África em palestra solidária

Fotos: Maíra Kiefer/CMNH

O encontro integra uma série de atividades voltadas ao compartilhamento das diferentes vivências acumuladas ao longo do último ano, além de servir como espaço para a apresentação das perspectivas de continuidade do projeto. Conforme o casal, a temporada na África representa apenas o primeiro passo de um trabalho que deve se estender pelos cinco continentes. “Teremos um ingresso simbólico ao custo de 5 reais, basicamente para nos auxiliar na próxima etapa, onde já está tudo preparado para irmos à Europa trabalhar com refugiados. Vão ser duas horas de muita África e muita solidariedade. Contaremos toda a nossa história e tudo o que planejamos nesses cinco anos, nessa nossa filosofia de vida”, revelou Araújo.

Ana Carolina destacou as metas traçadas para a empreitada ao longo dessa meia década. “Temos o objetivo de viajar os cinco continentes, sempre realizando trabalho voluntário. Decidimos iniciar ano passado pela África, que é o local de onde todos nós viemos. Após percorrer todos os continentes, vamos finalizar na América, na nossa casa, trazendo toda uma bagagem de conhecimento e aprendizagem para melhorar o local onde vivemos”, contou. A bióloga ressaltou que parte do conteúdo já tem sido transmitido em conversas com estudantes. “De volta a Novo Hamburgo, estamos visitando as escolas, contando a nossa trajetória, fazendo mostras fotográficas, para mostrar um pouco do que vimos e vivenciamos no continente africano”, completou.

Cultura africana

Araújo lembrou que o estudo da história da África e dos africanos são conteúdos programáticos obrigatórios em escolas públicas e particulares, o que aumentou a procura pelas informações que eles buscam transmitir. “Estamos plantando a sementinha dentro do coração de cada uma das crianças. Agora, decidimos abrir para a comunidade”, explicou. Questionado pela vereadora Patricia Beck (PPS), ele detalhou o processo de escolha das iniciativas com as quais definem colaborar. “Saímos daqui com um primeiro projeto em mente. Nós sempre gostamos de ajudar pequenas instituições, que não recebem grandes verbas. Queríamos organizações bem locais, como uma professora que bancava voluntários porque achava importante para a escola. Definimos o primeiro projeto e depois, já no local, fomos buscando os próximos”, concluiu.


O quê: Palestra solidária do projeto Espírito Livre – Voluntários pelo Mundo

Quando: Quinta-feira, 24 de maio, às 19h30

Onde: Auditório da escola Oswaldo Cruz (rua Bento Gonçalves, 2391 – Centro)

Ingressos: Ao custo simbólico de R$ 5,00, podem ser adquiridos na escola Oswaldo Cruz, Fundação Liberato, Clandestina Craft Beer ou pelo telefone (51) 99322-6172


No início do ano, eles conversaram com a TV Câmara no programa Espaço Livre: