Carta de Serviços ao Cidadão explica o funcionamento do Legislativo hamburguense

por Jaime Freitas última modificação 13/05/2020 17h10
13/05/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo lançou na sessão desta quarta-feira, 13, a nova edição da sua Carta de Serviços ao Cidadão. Disponível para a comunidade na versão online, o documento pode ser acessado no portal.camaranh.rs.gov.br. O objetivo é informar aos cidadãos os serviços prestados pela instituição, como acessá-los e quais os compromissos e padrões de atendimento estabelecidos. A Casa hamburguense é pioneira entre os parlamentos da região na criação e publicação de sua Carta de Serviços.
Carta de Serviços ao Cidadão explica o funcionamento do Legislativo hamburguense

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

“Destaco hoje mais uma ação da Câmara de Vereadores. Estamos lançando nesta tarde a Carta de Serviços ao Cidadão 2020, elaborada pelo setor de Comunicação Social da Casa. Esse instrumento valioso, em sua nona edição, é fruto de um trabalho voluntário dos servidores deste Parlamento e reflete o nosso papel social como instituição pública. A Carta informa aos cidadãos quais os serviços prestados pela Câmara, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos e os padrões de atendimento estabelecidos no Poder Legislativo”, disse o presidente Gerson Peteffi.

Dentre as informações disponibilizadas ao público, a Carta de Serviços apresenta um breve histórico sobre a Câmara Municipal, sua identidade organizacional, o funcionamento das sessões, o trabalho das comissões permanentes, da Procuradoria Especial da Mulher e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, a tribuna popular, os gabinetes parlamentares, a ouvidoria, a Escola do Legislativo, o Projeto Vereador Mirim e setores como Secretaria e Protocolo. Além disso, a publicação apresenta meios de contato atualizados dos 14 vereadores e dados sobre a Gerência de Comunicação Social, dando destaque às diferentes ferramentas de interação com os parlamentares: portal de notícias, galeria de fotos, TV Câmara e páginas e perfis no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

A primeira edição da Carta de Serviços foi lançada em 2011, fruto de um trabalho voluntário de servidores da Câmara que pertencem ao Comitê de Gestão da Qualidade, instituído pela Resolução nº 6/2011 com o objetivo de aprimorar o desempenho administrativo e qualificar os serviços prestados.

Leia a Carta em sua versão folheável