Câmara terá sessões fechadas ao público

por Daniele Silva última modificação 18/03/2020 12h40
16/03/2020 – Em virtude da pandemia mundial de Covid-19, doença respiratória ocasionada pelo novo coronavírus, a partir da próxima quarta-feira, dia 18, o Plenário Luiz Oswaldo Bender, da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, estará fechado ao público por tempo indeterminado. O anúncio foi feito pelo presidente Gerson Peteffi no início da sessão plenária desta segunda-feira, 16. Nos próximos dias, os vereadores seguem se reunindo às segundas, às 18h, e quartas, às 14h, para votação das matérias legislativas. Homenagens e demais eventos serão transferidos ou cancelados.
 Câmara terá sessões fechadas ao público

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

A decisão foi tomada em reunião da Mesa Diretora e de líderes realizadas antes da sessão desta noite. Segundo Peteffi, a medida é drástica e inédita, mas extremamente necessária para garantir a saúde da população. O presidente, no entanto, salientou, que a população pode acompanhar as discussões em Plenário por meio da TV Câmara – canal 16 da Net, pelo portal institucional da Casa e também pelo canal do Legislativo hamburguense no Youtube. As demais ações programadas para evitar a proliferação do coronavírus serão anunciadas em coletiva de imprensa marcada para a próxima quarta-feira, dia 18, às 11h, a ser realizada no Plenarinho. Na tarde desta segunda, a prefeita Fátima Daudt anunciou a suspensão das aulas na rede municipal a partir do dia 23 de março. Outras medidas, como o cancelamento de todo e qualquer evento público que impliquem a aglomeração de pessoas estão previstas no decreto nº 9.155/2020.

Números atualizados nesta segunda, 16, apontam 234 casos da doença confirmados no Brasil e mais de duas mil suspeitas. No Rio Grande do Sul, são oito testes positivados. 

Comissão especial

Os parlamentares aprovaram requerimento para criação de Comissão Especial de Enfrentamento ao Coronavírus. O documento é assinado por Cristiano Coller, Enio Brizola, Fernando Lourenço e Gabriel Chassot. A vereadora Patricia Beck, presidente da Comissão de Saúde, também aderiu ao colegiado com intuito de levar mais informações à população. “Precisamos saber qual o fluxo do sistema de Saúde para casos suspeitos. Temos visto muitas pessoas apavoradas, buscando atendimento sem necessidade.” Antes do expediente, Brizola pediu a exibição de um vídeo, que está circulando nas redes, com depoimento de uma brasileira que mora na Itália. Ana Regina Barroso pede aos brasileiros que acreditem nas notícias vindas de outros países e que tomem as maiores precauções possíveis para evitar a disseminação da doença.

Leia mais:

TV Câmara NH - Especialista alerta como se defender da pandemia de coronavírus

TV Câmara – Pesquisador traz informações sobre surto de coronavírus

Saiba como se proteger


























Entenda melhor como acessar as sessões plenárias e as informações sobre as atividades parlamentares