Câmara terá sessão solene em alusão aos 40 anos da Assembleia de Deus de Canudos

por Luís Francisco Caselani última modificação 19/07/2024 16h06
19/07/2024 – Com presença no bairro mais populoso de Novo Hamburgo desde 1937, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Canudos completou 40 anos de emancipação e autonomia no último dia 20 de junho. A celebração ao aniversário e à história da congregação chega na próxima quinta-feira, 25, ao Plenário da Câmara. Por iniciativa do vereador Darlan Oliveira (MDB), o Legislativo se reunirá em sessão solene a partir das 19h30. A cerimônia é aberta ao público e terá transmissão ao vivo pelo canal 16 da Claro e pelo youtube.com/TVCamaraNH.

A trajetória da Assembleia de Deus em Canudos tem início em 1937, quando os primeiros obreiros se instalaram no bairro. Vindos da cidade de Taquara, eles ministravam os cultos em suas próprias casas. A primeira sede seria inaugurada somente em 1950, na rua Venâncio Aires. À época, a igreja ainda era vinculada a Porto Alegre. Mais tarde, já sob a jurisdição de São Leopoldo, as reuniões passaram a ocorrer em novo espaço, na rua Bartolomeu de Gusmão.

O processo de emancipação eclesiástica seria concluído no dia 20 de junho de 1984. Primeiro presidente da Assembleia de Deus de Canudos, Waldemar Ramão imediatamente convocou os fiéis para uma campanha de arrecadação. O dinheiro levantado possibilitou a aquisição de uma propriedade e a construção do novo templo. Inaugurado em 1986, o imóvel na rua Bom Princípio, 581, permanece até hoje como sede da entidade religiosa e ponto de encontro de seus adeptos.

registrado em: