Câmara terá sessão farroupilha na próxima segunda-feira
Criada em 2010, a premiação reconhece entidades e personalidades de destaque na promoção e preservação da cultura gaúcha em Novo Hamburgo. Os agraciados foram indicados por lideranças da 30ª Região Tradicionalista (RT). Tanto Benoni quanto o DTG Camboatá receberão uma placa comemorativa ratificando o reconhecimento da Câmara às suas contribuições para a perpetuação de princípios e costumes.
Sessão especial
À exceção das homenagens, a atividade do dia 16 seguirá o mesmo rito de uma sessão ordinária noturna, com leitura do expediente e votação da ordem do dia. No entanto, por ser realizada fora do Palácio 5 de Abril, ela recebe o nome de sessão especial. Além dos assentos disponíveis no local, os hamburguenses também poderão acompanhar ao vivo os trabalhos pelo canal da TV Câmara no YouTube.
Saiba mais sobre os homenageados:
- Benoni Jesus dos Santos: Único representante da 30ª RT a presidir o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Benoni nasceu em 1941 no município de Jaquirana, nos Campos de Cima da Serra. Formado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul, foi professor, escrivão de polícia, delegado e promotor, profissão que o trouxe a Novo Hamburgo em 1988, onde reside desde então.
Envolvido com a cultura gaúcha e a lida campeira desde a infância, Benoni não demoraria a se vincular às entidades tradicionalistas do Vale do Sinos. Com experiência na organização de festivais nativistas, tornou-se membro ativo da cena local. Seu conhecimento e amor pela cultura gaúcha lhe renderiam também o convite para integrar a diretoria do MTG. Em 2004, foi eleito presidente do Movimento, iniciando uma gestão voltada à inserção das crianças no tradicionalismo e à valorização do homem do campo e das pequenas comunidades rurais.
- DTG Camboatá: Fundado em 2 de outubro de 1986, o departamento de tradições gaúchas do Grêmio Atiradores foi batizado em alusão à árvore nativa camboatá, na ideia de que a espécie representasse a força e a paixão de seus integrantes. Quase 38 anos depois, a entidade conta hoje com invernadas juvenis e equipes de bocha campeira, chula e cavalgadas. Sua patronagem estima que cerca de 2 mil dos mais de 11 mil associados do Atiradores circulem pelo galpão do DTG.