Câmara sedia exposição fotográfica alusiva aos 193 anos da imigração alemã
Autor de metade das fotos, Felipe ressaltou que o projeto, que durou cerca de um ano e percorreu 12 municípios, com mais de 4 mil imagens registradas, juntou seus 16 anos de pesquisa historiográfica das culturas alemães com o lado técnico e artístico do trabalho de Moisés. “Queríamos retratar os traços mais característicos das colônias alemãs. Registramos parte desse Brasil que muitos brasileiros não conhecem. Através da fotografia, pudemos mostrar um pouco mais do convívio com essas pessoas e do quão importante elas são para o nosso país, para o nosso estado e para seus municípios”, pontuou.
Moisés revelou que esse interesse pela vida mundana de diferentes personagens brasileiros é algo que vem desde os primórdios de seu trabalho. “Por ser um artista realista, sempre precisei de modelos e referências, então, por hábito, sempre arquivei imagens. Vínhamos fazendo esses registros e, já com uma quantia considerável, decidimos pela exposição, que acabou sendo bem oportunística, em razão da data”, contou. A ideia da dupla, que já reúne grande acervo, é seguir com o trabalho fotográfico e ampliar a exposição futuramente, até pela aproximação ao bicentenário da chegada dos imigrantes alemães no Brasil, que será festejado em 2024.
Espaço da Arte e da Cultura
Criado em 1995, o Espaço Permanente da Arte e da Cultura está localizado no andar térreo da Câmara de Novo Hamburgo. O objetivo é oferecer à comunidade um local para exposição e apreciação pública das obras produzidas no Município. O espaço pode ser usado por pessoas físicas, individualmente ou em conjunto, para apresentar todas as modalidades artísticas e culturais. Os interessados podem inscrever-se junto ao setor de Relações Públicas da Casa pelo telefone 3594-0522.