Câmara reconhece trabalho de policiais e guardas municipais em assalto a agência bancária em novembro

por Luís Francisco Caselani última modificação 11/12/2017 22h54
11/12/2017 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade na sessão desta segunda-feira, 11 de dezembro, a Moção nº 40/2017, de autoria dos vereadores Felipe Kuhn Braun (PDT) e Patricia Beck (PPS). O texto manifesta aplauso e reconhecimento aos servidores da Brigada Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil que participaram de ação integrada contra assalto a agência do Banco Santander no Centro de Novo Hamburgo no dia 27 de novembro. A atuação resultou na prisão de um dos responsáveis pelo roubo.

A moção recorda que o assaltante manteve duas mulheres reféns em loja próxima à agência, mas se entregou após negociação bem-sucedida comandada pelo terceiro-sargento da Brigada Militar Francisco Campos Júnior. Os autores destacam que o êxito na operação, a partir do esforço, profissionalismo e dedicação empreendidos, trouxe alento a uma sociedade que clama por segurança.

A ideia da moção surgiu a partir de ofício encaminhado pelo Conselho Comunitário Pró Segurança Pública de Novo Hamburgo (Consepro-NH). O texto – que será encaminhado ao governador do Estado, José Ivo Sartori; ao secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer; ao chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado Emerson Wendt; ao diretor da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, Rosalino Seara; e ao titular da 1ª DP de Novo Hamburgo, delegado Tarcísio Kaltbach – reconhece o trabalho de seis policias militares, 17 guardas municipais e 11 servidores da Polícia Civil, entre inspetores, escrivães e comissários, envolvidos diretamente na ação.

Os nomes dos 34 agentes citados podem ser conferidos na íntegra da moção.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.