Câmara reconhece jovens cientistas hamburguenses na Mostratec 2025
O diretor-executivo da Fundação Liberato, José de Souza, destacou que, apesar de vivermos em um país com muitas desigualdades — especialmente em relação às mulheres, que precisam diariamente provar sua qualificação, seu potencial e conquistar seu espaço — há sinais de mudança. Ele citou como exemplo a expressiva participação feminina na feira, com 1.149 meninas e 622 meninos. “Saio daqui hoje com muita esperança de que essa desigualdade será vencida neste país e que vocês conquistarão o espaço que merecem”, declarou. O diretor também agradeceu a participação de todos os profissionais envolvidos na organização do evento e homenageou o coordenador-geral da Mostratec, Luis Eduardo Selbach, que este ano se despede do cargo.
Selbach agradeceu o apoio das instituições públicas e privadas que fazem a Mostratec acontecer. Saudou os parceiros que oferecem as premiações e enalteceu o trabalho dos orientadores e, especialmente, dos finalistas da feira. “Acho incrível o sorriso de cada um de vocês e a felicidade de estarem conosco aqui em Novo Hamburgo. Isso nos faz sentir que todo o esforço valeu muito a pena”, pontuou.
Acompanhando a solenidade, o presidente da Câmara, Cristiano Coller (PP), destacou que o reconhecimento concedido pelo Legislativo hamburguense visa incentivar os jovens pesquisadores e permitir que eles levem seus trabalhos a outras feiras de relevância nacional. Conforme a Resolução nº 3/2023 (Cientista Jovem), o Legislativo custeará passagem, hospedagem e taxa de inscrição para uma feira nacional para até três alunos e um professor-orientador dos dois projetos de maior destaque entre as instituições de ensino hamburguenses.
Projetos premiados
A pesquisa “LEDA: Aplicativo para auxiliar na aprendizagem de crianças com defasagem escolar” tem como objetivo desenvolver um aplicativo que auxilie crianças com atraso no aprendizado de leitura e escrita, por meio de recursos com atividades lúdicas que despertem o interesse e mantenham a atenção da criança, baseando-se no método fônico. As propostas trabalham desde a consciência fonológica até a leitura de pequenos textos, passando por diversas etapas progressivas que permitem à criança evoluir na construção da leitura e da escrita. O aplicativo foi desenvolvido na plataforma Thunkable, com programação em blocos, aliado a ferramentas de design como Canva e à criação de personagens por meio de Inteligência Artificial.
Conforme o projeto, a defasagem escolar causada por dificuldades na leitura e escrita – e não por transtornos de aprendizagem – é um problema recorrente no cenário educacional brasileiro. Pode estar ligada a fatores socioeconômicos, emocionais, educacionais ou familiares. Crianças que não desenvolvem bem essas habilidades tendem a enfrentar limitações ao longo da vida, afetando seu aprendizado contínuo, o desempenho acadêmico e até profissional.
Os estudantes Manuela Luisa Heck e Júlia Camilo da Cruz e o orientador Jéferson Cristiano Wiederkehr, da Fundação Liberato, representarão Novo Hamburgo na Feira Interativa de Tecnologia e Ciências (Fitec) em Londrina-PR.
Apresentado pelos estudantes Mariana Rech, Douglas Castro e Yago Frank Soares, o projeto “Desenvolvimento de Músculos Artificiais Eletroativos com Elastômeros Dielétricos”, da Escola Estadual Seno Frederico Ludwig, aborda o desenvolvimento de um músculo artificial eletroativo capaz de auxiliar na recuperação de movimentos e adaptações em próteses, integrando tecnologias sustentáveis e materiais de baixo impacto ambiental, em consonância com os debates sobre inclusão social e inovação tecnológica sustentável. Por ser de baixo custo e de alta funcionalidade o músculo artificial pode ser usado em próteses e dispositivos assistivos, tendo como objetivo principal criar um protótipo viável e acessível. A justificativa do trabalho reside em seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as metas da COP30, buscando uma inovação com responsabilidade ambiental e social por meio do uso de materiais recicláveis.
O estudo serviu para analisar o comportamento da tinta condutiva e a interação eletromecânica do polímero, o que abriu caminho para futuros aprimoramentos. Em conclusão, o relatório demonstra que a ciência escolar pode se alinhar a agendas globais como a COP30 e os ODS, ao mesmo tempo em que promove impactos positivos locais, e a integração do músculo artificial a uma mão mecânica impressa em 3D, também descrita no trabalho, demonstra a aplicabilidade prática do conceito, visando a criação de soluções mais eficientes e sustentáveis.
Junto ao orientador Rinaldo de Almeida, os pesquisadores, classificados em primeiro lugar na categoria Ciências da Saúde, participarão da Mostra de Ciência e Tecnologia da Amazônia (Mostramazônia) em Macapá-AP.
Projetos premiados na Mostratec 2025
Confira a cerimônia de premiação realizada no Teatro Feevale
Câmara e Mostratec
Desde 2017, a Câmara de Novo Hamburgo também compõem o rol de instituições apoiadoras da Mostratec. Seis pesquisas de escolas hamburguenses (quatro da educação básica e dois do ensino médio e técnico) recebem o reconhecimento do Legislativo, que consiste na concessão de passagens, hospedagem e taxa de inscrição para a participação em feira nacional afiliada à Mostratec. Além disso, a Câmara conta com estande fixo durante todo o evento, com estúdio da TV Câmara NH e a participação da Escola do Legislativo.
A 40ª Mostratec é organizada pela Fundação Liberato e é considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina. Neste ano, reuniu 774 projetos de estudantes do Brasil e de outros 14 países.
Confira as fotografias:
