Câmara recebe visita do deputado estadual Tiago Simon
No início da fala, o deputado lembrou que Novo Hamburgo é referência no Estado e no país. "Aqui temos um dos berços da colonização alemão, cidade de uma rica cultura, uma região historicamente empreendedora e que sempre ajudou a mover o setor produtivo nacional. Novo Hamburgo tem um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país e orgulha a todos os gaúchos", destacou Simon.
Na defesa do municipalismo, relata que a ideologia está na essência de qualquer pacto federativo de todos os países desenvolvidos. "É nos municípios que estão os cidadãos e onde as coisas acontecem, e é o local onde os recursos devem estar”, defendeu Tiago Simon. Segundo apontou o deputado, atualmente, 82% dos impostos são divididas entre os Estados (25%) e a União (57%). Apenas 18% dos recursos ficam nos cofres municipais e cada vez mais a União repassa encargos sem destinar recursos que permitam aos municípios fazer frente aos compromissos.
Sobre o processo de concentração tributária, de poder político e de recursos na União, no entendimento do deputado, esses chegaram a um esgotamento. “Os Estados estão acusando sua incapacidade material de honrar seus compromissos, prejudicando toda a população. Precisamos rever o pacto federativo e torná-lo mais equânime”, finalizou o deputado estadual.