Câmara realiza última palestra do Projeto Vereador Mirim

por Luís Francisco Caselani última modificação 20/06/2017 20h31
20/06/2017 – O ciclo de encontros educativos entre a Câmara Municipal de Novo Hamburgo e estudantes de escolas do município, primeira parte do Projeto Vereador Mirim, chegou ao fim na tarde desta terça-feira, 20 de junho. Ao longo de cinco tardes, alunos de sete escolas acompanharam palestras com vereadores e servidores no Plenário da Câmara, conheceram as dependências do Palácio Cinco de Abril e identificaram as diversas funções do Poder Legislativo.

Nesta terça-feira, foi a vez de estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Presidente Nilo Peçanha e Senador Salgado Filho participarem das atividades. Coordenador do projeto, o diretor interino da Escola do Legislativo, Artêmio Friedrich, apresentou os direitos e deveres de cidadãos e agentes políticos. “O grande objetivo do projeto é aproximar o Legislativo hamburguense e os vereadores da comunidade escolar”, destacou.

A iniciativa, que começou em maio em parceria com a Secretaria de Educação (SMED), foi proposta pela Mesa Diretora da Câmara e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares. Presidente da Casa, Patricia Beck (PPS) ressaltou a importância da proposta para a desmitificação da atividade política. “Estamos muito felizes em termos vocês aqui hoje. Vocês fazem parte de um projeto sonhado por muitas pessoas, mas que nunca havia sido colocado em prática. A política está presente em tudo e é para o bem de todos. Por isso, precisamos nos interessar desde pequenos”, contou a vereadora.

O primeiro-secretário Felipe Kuhn Braun (PDT) reforçou o discurso da presidente. “A política não é só o voto. Munidos das informações, vocês compreenderão melhor o funcionamento dos três poderes. Vocês conhecerão o que envolve o trabalho do vereador. Nesse período difícil que vivemos, podemos mudar isso justamente pela participação popular”, enfatizou. Em frente aos jovens, o vereador Enfermeiro Vilmar (PDT) elencou algumas das responsabilidades do Poder Legislativo. “O vereador é o representante mais procurado pela comunidade. Nosso papel é ouvir as pessoas e propor melhorias ao Executivo. Mas o vereador não fará uma escola, um posto de saúde. Quem tem esse poder é o Executivo. Nossa função é fiscalizar e legislar em prol do nosso município”, explicou.

O vereador Fernando Lourenço (SD) alertou para as possibilidades que a vida pública oferece àqueles que se dedicam aos estudos. “Queria agradecer aos professores pela iniciativa de trazer esses jovens cidadãos a uma atividade que muito nos engrandece. Quem sabe amanhã ou depois um de vocês não estará sentado nessas cadeiras ou mesmo no Executivo”, disse o ex-aluno da escola Salgado Filho.

Conhecendo a Câmara de Novo Hamburgo

Aluno do 7º ano da EMEF Nilo Peçanha, Arthur Nunes, 13 anos, esteve pela primeira vez no Plenário da Câmara. “O projeto é importante porque serve de incentivo a todas as crianças. Talvez o Vereador Mirim nos faça entender melhor o papel da política, conhecendo as funções de um vereador”, ressaltou. Líder da turma de 6º ano da EMEF Salgado Filho, Fernanda Mattos, 11 anos, sentiu-se motivada com a palestra. “Não conhecia a Câmara e foi muito interessante. Gostei da apresentação do vídeo, que nos ensina que temos que ajudar a todos sem querer saber de recompensa”, revelou, referindo-se a uma peça publicitária que trata de cidadania. 

Continuidade do projeto

Finalizado o ciclo de palestras, os ensinamentos propostos pelo Vereador Mirim seguem agora para dentro das salas de aula, com o material pedagógico desenvolvido conjuntamente por Câmara e Smed. Até o final de julho, os alunos de cada uma das sete escolas participantes elegerão dois vereadores mirins e um suplente. No segundo semestre, haverá a diplomação dos representantes, em sessão realizada na Câmara. A partir disso, será feito um trabalho conjunto para a elaboração de eventuais projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências de autoria dos alunos, que serão apresentados em uma última sessão no final de novembro.