Câmara realiza o I Fórum dos Chefes de Gabinete

por Jaime Freitas última modificação 11/05/2017 18h21
10/05/2017 – Foi realizado nesta terça-feira, 09, o I Fórum dos Chefes de Gabinete dos vereadores da 17ª Legislatura. Na ocasião, o consultor Prof. Pedro R. Giehl, responsável pela atuação junto ao Comitê de Gestão da Qualidade, da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, apresentou uma proposta para redefinir o fluxograma operacional e a atualização do Plano de Ação Estratégico 2017-2020, que envolve o acompanhamento, estruturação e gestão dos indicadores de desempenho do planejamento estratégico da Casa Legislativa.

Ficou definido que os chefes de gabinete irão colaborar com a implementação do Plano de Ação Estratégico e com as discussões sobre o Plano Plurianual (PPA) 2018-2021, da Câmara. Estão previstos novos encontros entre os colaboradores, a consultoria e a Direção Geral da Casa.

Participaram do fórum, além do consultor Pedro Giehl, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Educacional, Econômico, Social e Cultural Liberato Salzano Vieira da Cunha - Instituto Liberato, a Diretora da Câmara, Rachel Tomasi, a Procuradora Geral, Fernanda Vaz Luft, os Chefes de Gabinete dos vereadores: Alana Jesus (Enfermeiro Vilmar), Simone Oliveira (Sergio Hanich), Roseli Floriani (Patricia Beck), Márcio Lüders (Raul Cassel), Cristiana Olbermann (Gerson Peteffi), Gabriela Piardi dos Santos (Enio Brizola), Denise Dutra (Professor Issur Koch), Adão Selistre (Nor Boeno), Rita Czaplinski (Fernando Lourenço), Regis Andrei da Silva (Felipe Kuhn Brau), Magna Finger (Naasom Luciano), Elci da Silva (Gabriel Chassot) e Marcus Moraes (Inspetor Luz).


Planejamento Estratégico da Câmara Municipal de Novo Hamburgo 2017/2020

O Planejamento Estratégico da Câmara Municipal de Novo Hamburgo 2017/2020 foi apresentado para a atual Mesa Diretora no início de janeiro. O planejamento é resultado de um trabalho desenvolvido voluntariamente desde 2010 pelo Comitê de Gestão da Qualidade do Legislativo, composto por servidores, coordenadores e direção, cuja atuação está sendo fortalecida este ano. Essa atividade é uma das ações propostas pelo Gespública - Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização e conta, desde abril, com o apoio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Educacional, Econômico, Social e Cultural Liberato Salzano Vieira da Cunha - Instituto Liberato.


O Planejamento Estratégico em 2017

Já foram realizadas em 2017 mais de uma dezena de reuniões internas sobre o assunto, sendo que alguns encontros foram norteados pelo consultor e instrutor do PGQP, Victor Seger e, atualmente, pelo consultor Pedro Giehl, do Instituto Liberato. A Mesa Diretora e a direção da Casa revisaram todo o conteúdo e sugeriram melhorias. Em um segundo momento, a minuta do Planejamento Estratégico foi apresentada para todos os coordenadores da Casa, que discutiram o assunto com seus grupos de trabalho.

A apresentação para todos os parlamentares da Casa foi realizada no dia 1º de fevereiro, quando acabou o recesso parlamentar. Também foi aberto espaço para os vereadores manifestarem suas sugestões. Durante todo o mês de fevereiro o planejamento estratégico foi trabalhado internamente. Em março, o plano foi tornado público e levado ao conhecimento de toda a comunidade. Em abril, foi contratado o Instituto Liberato, para o acompanhamento, estruturação e gestão dos indicadores de desempenho do planejamento estratégico. 

Os sete macro-objetivos do Planejamento estratégico 2017/2020 são:

1 – desenvolver a gestão por meio do Gespública;
2 – aproximar a Câmara dos cidadãos de Novo Hamburgo por meio da Escola do Legislativo;
3 – criar e manter parcerias com outras instituições públicas e privadas (Rede Nacional das Escolas
de Governo, Sesc, Senac, TCE, TRE);
4 – disponibilizar programas de capacitação e formação;
5 – investir em tecnologia com ênfase na colaboração e compartilhamento do conhecimento;
6 – desenvolver ações no âmbito de combate à corrupção;
7 – fortalecer a imagem institucional.

Saiba mais:

Gespública é um programa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão criado em 23 de fevereiro de 2005, por meio da publicação do Decreto nº 5.378. O programa tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País mediante a melhoria contínua da gestão. A Câmara Municipal de Novo Hamburgo aderiu ao GesPública em junho de 2010 e, a partir de então, um grupo de servidores de diversos setores reúne-se periodicamente para discutir e implementar práticas para a melhoria da qualidade dos serviços tanto para o público interno como externo. (www.gespublica.gov.br)