Câmara realiza 1ª Oficina de Capacitação e Atualização do SAPL
O SAPL é disponibilizado pelo Senado Federal por meio do programa Interlegis. Conforme o servidor Artemio Ademar Friedrich, um dos palestrantes da oficina, por ser um software livre e colaborativo, é ferramenta fundamental na gestão de todo o Processo Legislativo. “Aqui na Câmara, proporciona transparência e eficiência, além de ser acessível a toda a comunidade pela Internet”, explicou.
Analista de TI da Câmara, Cristian Eduardo Longhi foi responsável por desenvolver diversas melhorias locais no sistema. “A ideia é atender as especificidades regimentais e legais do Legislativo de Novo Hamburgo e poder, também, compartilhar as otimizações com os demais Legislativos”, explicou o servidor.
Durante a oficina, ele apresentou uma nova funcionalidade, que possibilita definir múltiplas autorias já no cadastro da Proposição. “Entendo que a adoção do SAPL, além da transparência e publicidade com que trata o Processo Legislativo, contribui para o uso racional dos recursos públicos. É uma ferramenta disponibilizada sem custos para as Casas interessadas. E ainda pode ser solicitada hospedagem pelo Interlegis, sem custos de infra ou serviços de nuvem. É um sistema colaborativo em constante evolução”, afirmou Cristian.
Após as exposições, os participantes fizeram questionamentos. O diretor da Casa, Flávio Luís Teixeira, e o vereador Cristiano Coller (PTB) também estiveram presentes na oficina. A diretora Camila agradeceu o engajamento de todos pela qualificação do serviço público.