Câmara realiza 1ª Oficina de Capacitação e Atualização do SAPL

por Tatiane Souza última modificação 12/09/2023 20h08
12/09/2023 – A 1ª Oficina de Capacitação e Atualização do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Câmara hamburguense foi realizada na manhã desta terça-feira, 12, no Plenário, e contou com a participação de vereadores, servidores, assessores parlamentares e chefes de gabinete. De acordo com a diretora Legislativa, Camila Kunz, o evento teve como objetivo apresentar as melhorias que serão implantadas no sistema e que foram desenvolvidas pela Diretoria Legislativa e pelo setor de Tecnologia de Informação da Casa. “É importante pontuar que estas inovações demandam dias de estudos e ajustes para, posteriormente, serem colocadas em prática. Com o apoio da Escola do Legislativo, foi um encontro institucional que propiciou aprendizado e interação entre setores da Casa”, pontuou a diretora.
Câmara realiza 1ª Oficina de Capacitação e Atualização do SAPL

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

O SAPL é disponibilizado pelo Senado Federal por meio do programa Interlegis. Conforme o servidor Artemio Ademar Friedrich, um dos palestrantes da oficina, por ser um software livre e colaborativo, é ferramenta fundamental na gestão de todo o Processo Legislativo. “Aqui na Câmara, proporciona transparência e eficiência, além de ser acessível a toda a comunidade pela Internet”, explicou. 

Analista de TI da Câmara, Cristian Eduardo Longhi foi responsável por desenvolver diversas melhorias locais no sistema. “A ideia é atender as especificidades regimentais e legais do Legislativo de Novo Hamburgo e poder, também, compartilhar as otimizações com os demais Legislativos”, explicou o servidor. 

Durante a oficina, ele apresentou uma nova funcionalidade, que possibilita definir múltiplas autorias já no cadastro da Proposição. “Entendo que a adoção do SAPL, além da transparência e publicidade com que trata o Processo Legislativo, contribui para o uso racional dos recursos públicos. É uma ferramenta disponibilizada sem custos para as Casas interessadas. E ainda pode ser solicitada hospedagem pelo Interlegis, sem custos de infra ou serviços de nuvem. É um sistema colaborativo em constante evolução”, afirmou Cristian. 

Após as exposições, os participantes fizeram questionamentos. O diretor da Casa, Flávio Luís Teixeira, e o vereador Cristiano Coller (PTB) também estiveram presentes na oficina. A diretora Camila agradeceu o engajamento de todos pela qualificação do serviço público.