Câmara promove segunda capacitação dos estagiários
Leia mais:
Câmara promove primeiro encontro para capacitação dos estagiários
Conforme a diretora da Escola, Maria Carolina Seitenfus Hagen, a continuação da capacitação tem como objetivo preparar os estagiários em temáticas relacionadas à Câmara, mas também oportunizar integração. “Em agosto, comemoramos o dia dos estagiários, por isso pensamos na temática que fugisse um pouco mais dos assuntos burocráticos e que fosse algo que os auxiliasse na vida pessoal e profissional”, explicou.
Ygor Rangel, estagiário de Ensino Médio na Câmara, disse que as palestras têm sido bem interessantes e destacou que a fala da psicóloga o deixou pensativo. “Esse tema de administrar o tempo mexe com os adolescentes, principalmente com aqueles que dizem que não têm tempo para nada. Essa ação nos proporcionou fazer uma crítica construtiva”, apontou.
Diretor Administrativo da Câmara, Eliton Ávila destacou a continuidade dos encontros como fator importante para o desenvolvimento pessoal, profissional e a integração dos estagiários. “É um momento também para eles aproveitarem e valorizarem a oportunidade de trabalhar em um órgão público como o legislativo”, disse.
A palestra
A psicóloga começou a palestra falando sobre qualidade de vida, saúde, juventude, mundo interconectado e velocidade das informações e como todos esses fatores influenciam a rotina. Ela explicou a importância de saber organizar o tempo e deu dicas de como otimizar esse processo. “Importante é tudo o que está diretamente relacionado às atividades que realizamos e que são relevantes em nossas vidas. Que trazem resultados em curto, médio e longo prazo. Em geral, as coisas importantes têm prazos de execução, porém nunca são urgentes”, explicou Bruna Ortiz. Ela ainda enumerou os pilares essenciais para a organização do tempo: autoconhecimento, metas, planejamento, organização e execução. “Primeiro e antes de qualquer mudança externa é preciso começar a planejar o que você pensa a respeito da sua rotina e como lida com ela”, afirmou.
Bruna Ortiz listou, ao final, cinco estratégias para ajudar na administração do tempo: agendar as tarefas diárias, cumprir uma obrigação por vez, fazer pausas recorrentes, manter o ambiente organizado e reduzir as fontes de distração.