Câmara presta reconhecimento à trajetória profissional de Susana Maria Marques

por Luís Francisco Caselani última modificação 25/10/2023 20h27
25/10/2023 – A sessão plenária da Câmara de Novo Hamburgo nesta quarta-feira, 25, foi recheada de homenagens. Enquanto as duas primeiras foram direcionadas a empreendimentos, a terceira fugiu do lugar-comum. Proponente do reconhecimento, Gerson Peteffi (MDB) decidiu honrar uma trajetória profissional de mais de 50 anos percorrida pela advogada e auditora-fiscal do trabalho Susana Maria Marques.
Câmara presta reconhecimento à trajetória profissional de Susana Maria Marques

Foto: Moris Mozart Musskopf/CMNH

Nascida em 28 de agosto de 1935 no município de Taquara, Susana mudou-se ainda criança para Novo Hamburgo e, na adolescência, acompanhou sua família até Canela, onde teria suas duas filhas. De volta à cidade de sua infância, formou-se na segunda turma de Direito da Unisinos, em 1972. Aprovada em concurso público do Ministério do Trabalho, foi a primeira mulher a assumir o cargo de auditora-fiscal na região.

Um de seus primeiros esforços foi criar uma subdelegacia do trabalho para atender 19 municípios. Sua próxima conquista foi a delegacia regional, em 1986. Seu principal objetivo era melhorar a segurança dos trabalhadores, no auge das indústrias calçadistas”, recorda o requerimento de homenagem assinado por Peteffi, que destacou também a atuação social da servidora pública. “Outro projeto bem-sucedido foi o Centro de Iniciação Profissional, uma escola voltada para a capacitação de jovens”, prossegue o documento. A iniciativa, segundo o autor, seria posteriormente encampada pela Associação do Bem-Estar da Criança e do Adolescente (Asbem).

Susana é uma marca viva daquelas mulheres guerreiras que, de longa data, vêm trilhando suas intenções de servir à comunidade”, comentou Peteffi em curta manifestação na tribuna. O abreviamento de sua fala foi justificado pela cedência de tempo para o pronunciamento de Sérgio Augusto de Oliveira, auditor-fiscal do Ministério do Trabalho. O servidor detalhou o currículo de Susana, apresentou um resumo biográfico e elencou algumas das premiações obtidas pela profissional ao longo de sua carreira.

Jamais poderíamos querer nos comparar aos seus feitos como cidadã e como chefe do órgão local do Ministério do Trabalho. Mas estamos aqui para prestar uma homenagem justa e oportuna a quem muito fez por Novo Hamburgo. Temos elogios à sua pessoa pelo trabalho realizado na vida profissional e depois, como aposentada, por mais 20 anos a serviço da comunidade hamburguense, exercendo a função de advogada trabalhista e prestando assessoria em questões de medicina do trabalho e na contratação de estrangeiros”, sintetizou Oliveira, que sublinhou ainda sua participação como secretária municipal do Trabalho, Cidadania e Ação Social, entre 2005 e 2006, e sua contribuição para o Pensando Novo Hamburgo e a Liga Feminina de Combate ao Câncer.

O vereador Enio Brizola (PT), por sua vez, salientou a parceria de Susana na obtenção de diversas conquistas na área da segurança do trabalho, especialmente no ramo coureiro-calçadista, e no combate à exploração de mão de obra infantil. Inspetor Luz (MDB) externou sua admiração pela conduta sempre imparcial e apartidária da auditora. Tita (PSDB) caracterizou a homenageada como um exemplo a ser seguido.

Na presença de familiares, amigos, colegas e autoridades, Susana recebeu um buquê de flores, uma placa e, das mãos de Gerson Peteffi, um quadro comemorativo. “Nem sabia que tinha feito tanta coisa”, brincou. “Reconheço que foi muito bom trabalhar no Ministério do Trabalho para modificar certas coisas que não eram tão certas. Meu contato sempre foi muito tranquilo tanto com empresas quanto com empregados. Sou muito feliz por tudo o que fiz. Muito obrigada a todos que me ajudaram. Sou grata a tudo, inclusive a Novo Hamburgo, por ter me ajudado e me empurrado a fazer coisas para o bem, para o povo”, finalizou.

registrado em: