Câmara presta homenagem aos 80 anos do Sinpro/RS

por Luís Francisco Caselani última modificação 23/05/2018 20h03
23/05/2018 – Atendendo a requerimento de Enio Brizola (PT), os parlamentares hamburguenses prestaram mensagens de reconhecimento e longevidade ao Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS), que comemorou seu 80º aniversário no último dia 21. Uma das mais antigas entidades de classe do estado, o órgão representativo conta hoje com mais de 23 mil professores associados.
Câmara presta homenagem aos 80 anos do Sinpro/RS

Fotos: Thanise Melo/CMNH

Brizola leu na tribuna um texto do jornal Extra Classe, do Sinpro/RS, falando da história do sindicato. O parlamentar destacou a luta da entidade para se concretizar como referência sindical e os preceitos de transparência, ética e humanização nas relações de trabalho que regem sua atuação. “É um sindicato que cobra das instituições particulares um ensino de qualidade, que é ativo em lutas ambientais, que construiu um patrimônio de assistência para a sua categoria, que possui um fundo complementar de previdência (Sinpro/RS Previdência) e uma estrutura em Porto Alegre com a qual os professores podem contar (a Casa do Professor, onde 25 unidades habitacionais garantem aos professores uma boa estada na capital)”, elencou o petista ao complementar que o sindicato tem representação em todas as regiões do estado. O vereador frisou também que o Sinpro/RS é um sindicato ativo, combativo e que preserva os direitos de sua categoria. “A maior parte das conquistas dos direitos trabalhistas são obra dos sindicatos. São organizações livres, plenas e democráticas contribuindo para um futuro melhor”, finalizou. 

Raul Cassel falou em nome da bancada do MDB e destacou a trajetória intensa do sindicato. “A entidade possui grandes responsabilidades na educação. Além de buscar a evolução da categoria e os direitos trabalhistas, ela gera a transformação da educação que tanto queremos, promovendo a mudança de uma educação mais arcaica para uma mais aberta, da informação, da diversidade, da inclusão, de fazer o alunos terem vontade de estudar”, disse. Ele parabenizou os feitos da organização e desejou que o professor volte a ter uma posição de vanguarda dentro da sociedade.

Felipe Kuhn Braun (PDT), presidente da Casa, frisou que 80 anos são oito décadas de valorização e lutas. “Melhores salários, turmas de tamanho adequado, qualidade de ensino: o sindicato luta por várias frentes. O trabalho que vocês realizam atinge diretamente o aluno. Quanto melhor o professor estiver, melhor ele conseguirá repassar o seu conhecimento”, disse.

Professor Issur Koch falou em nome da bancada do PP, à qual pertence, e do PPS. O parlamentar discorreu sobre as semelhanças do trabalho de um sindicato e de um parlamento.

Fechando esses 80 anos, o Sinpro/RS enfrentou grandes desafios.” Ele mencionou que a entidade foi pioneira em adotar o conceito de Sindicato Cidadão – além de reivindicar um salário melhor, tem uma trajetória respeitada de luta e promoção da cidadania. “O Sinpro acolhe uma categoria que possui um dos trabalhos mais desgastantes, que é formar pessoas. E eu acredito que o melhor caminho para um futuro próspero é a sala de aula, a valorização dos professores. Se não acreditarmos na educação para melhorar o futuro do Brasil, fica difícil se apegar a outra bandeira”, enfatizou.

Quadro de homenagem

Enio Brizola entregou um quadro em homenagem aos 80 anos do Sindicato ao coordenador regional do Vale do Sinos, Enécio da Silva. O professor usou a tribuna para agradecer a homenagem e destacar a importância da Câmara para a defesa da democracia. Ele contou um pouco mais sobre esses 80 anos de história e mostrou um vídeo apresentando a entidade. O Sinpro/RS representa mais de 35 mil professores da rede privada de ensino do Rio Grande do Sul, que trabalham nas 1.700 escolas particulares, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, atendendo 420 mil estudantes. “Chegamos aos 80 anos de história como um dos maiores e mais qualificados sindicatos do país”, concluiu Silva.

O sindicato

O Sinpro/RS representa os professores dos diferentes níveis e modalidades que atuam em instituições privadas de ensino do Rio Grande do Sul. Fundada em 21 de maio de 1938 como Syndicato dos Professores Particulares, a entidade é um dos mais antigos sindicatos do estado e do setor educacional no Brasil. Desde sua criação, a entidade mantém atividades ininterruptas na defesa dos interesses dos professores. Nos primeiros anos, sua atuação priorizava uma política mais assistencial, foco que evoluiu nas últimas décadas para as lutas reivindicatórias.

Saiba mais: https://www.sinprors.org.br