Câmara presta homenagem aos 70 anos do Luna Bar

por Luís Francisco Caselani última modificação 12/06/2024 18h42
12/06/2024 – Localizado no coração de Novo Hamburgo, um dos pontos de encontro mais tradicionais da cidade completou 70 anos de história no dia 1º de maio. Recanto de música, debates políticos, xícaras de café e canecas de chope, o Luna Bar teve sua história celebrada pela Câmara durante a sessão plenária desta quarta-feira, 12. A iniciativa partiu do vereador Gustavo Finck (PP), sobrinho do proprietário Geraldo Finck.
Câmara presta homenagem aos 70 anos do Luna Bar

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Inaugurado em 1954 na antiga rua General Neto, atual Calçadão Osvaldo Cruz, o espaço foi adquirido pelo patriarca da família, Plínio Finck, em 1971. Inicialmente conhecido por seus sorvetes, o Luna sempre optou pela inovação, vanguardista na oferta de chopes e café expresso em Novo Hamburgo. O estabelecimento permaneceria no Calçadão por 55 anos. Em 2009, já há duas décadas e meia sob o comando do filho Geraldo, o bar era reinaugurado na rua Bento Gonçalves, a poucos metros do antigo endereço.

Esses dias uma moça me perguntou como poderia um vereador se eleger no reduto de um bar. Mas não se trata de um bar. É uma história, uma construção familiar. Já aos meus 10 anos auxiliava meus tios, minha avó e meu avô. É uma parte da minha casa. Fiz amigos que levo até hoje. Pessoas mais velhas que me ensinam muito”, recordou o proponente.

No último dia 3, a família sofreu a perda de Lira de Oliveira Finck, esposa de Plínio, mãe de Geraldo e avó de Gustavo. Devido ao falecimento, o vereador optou por fazer a entrega do quadro comemorativo em outro momento, mas manteve o espaço de homenagem durante a sessão para celebrar a data. Além do parlamentar, também se manifestaram o tucano Felipe Kuhn Braun e os emedebistas Gerson Peteffi e Ricardo Ritter – Ica.

Além da minha, muitas histórias passaram por ali. Grandes personalidades. O Luna, se não me engano, é o segundo bar mais antigo do Rio Grande do Sul. Aos sábados de manhã, é um roteiro político onde várias pessoas se concentram para conversar. Esta homenagem é pelos meus avós, que não estão mais aqui, mas que construíram toda essa história e deixaram um legado”, finalizou Gustavo.

registrado em: