Câmara presta homenagem aos 65 anos da EMEF Marcos Moog

por Luís Francisco Caselani última modificação 13/07/2017 23h39
13/07/2017 – A Câmara de Novo Hamburgo abriu seu plenário nesta quinta-feira, 13 de julho, para uma noite de reconhecimento à passagem do 65° aniversário de fundação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Marcos Moog. Proposto pelo vereador Felipe Kuhn Braun (PDT), a partir do Requerimento nº 405/2017, aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares, o evento contou com apresentações de alunos e discursos emocionados de seus integrantes.

Felipe parabenizou os presentes e agradeceu a todos que fazem com que a escola seja um destaque por seu ensino de qualidade. “Minha relação com a escola começou em 2012, quando um aluno me surpreendeu dizendo que Leopoldo Petry tinha sido o primeiro prefeito de Novo Hamburgo. A partir disso, palestrei na escola, fui guia de pais pela cidade, e foi a partir de conversa com professores e pais que chegamos a essa homenagem, que é singela, mas necessária, para uma escola que tem um diferencial, um engajamento. Nós só podemos mudar o atual cenário através da educação, da cidadania e da participação que essas crianças podem ter desde pequenos”, ressaltou.

A diretora da EMEF Marcos Moog, Carolina Fleck Koch, agradeceu a pais, professores e alunos pela parceria na construção de sonhos. “Nos orgulhamos da proposta construída coletivamente, centrada na criança. Priorizamos o respeito, a escuta, a imaginação e a plenitude da infância. Um espaço que valoriza as pequenas alegrias do cotidiano. Uma escola que sabe a importância do afeto, que pesquisa, que investiga, que brinca, que transforma. Uma escola que tem, ama e valoriza a vida”, relatou.

O vereador Enio Brizola (PT) lembrou os percalços enfrentados na construção de quadra poliesportiva em sua época à frente da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos para ressaltar a união entre professores, pais e alunos. “É assim que se constrói uma comunidade escolar. Essa é uma escola comprometida com o ensino de qualidade, com a cidadania e com o humanismo. O que precisamos é de conhecimento nivelado. Por isso que lutamos por uma educação pública de qualidade e salários dignos para os professores”, destacou.

Professor Issur Koch (PP) salientou a grandeza da história da escola e seu papel na construção tanto da vida de seus alunos quanto da cidade. “Não é possível conseguir narrar, em cinco minutos, a contribuição que uma escola traz em 65 anos. Tive a oportunidade de participar de um projeto de música na escola entre os anos de 2005 e 2007 e de participar de eventos muito bonitos realizados pela escola, que é literalmente abraçada pela comunidade do bairro Jardim Mauá. Uma escola viva é composta de corpo e alma. A alma desse corpo são as pessoas que passaram por ali durante todos esses anos. Calculo que cerca de 10 mil alunos passaram pela escola. São tijolinhos de toda essa estrutura. Venho aqui para agradecer, como cidadão de Novo Hamburgo, por toda a contribuição realizada pela escola. A nossa sociedade está muito carente de valores, que se refletem em questões culturais. Precisamos preparar as próximas gerações para o futuro, e as escolas são fundamentais para isso”, agradeceu.

O presidente da Associação de Pais e Mestres da escola, Fabiano Pilger, elogiou o trabalho realizado por todos. “Estou muito orgulhoso de fazer parte dessa bela história. É uma instituição de ensino que vem, durante todo esse tempo, contribuindo com muita eficiência e dedicação para a educação de Novo Hamburgo. A Moog é um centro de formação de valores, que forma verdadeiros cidadãos para o mundo”, afirmou.

Dia de MPB

Apesar de o dia 13 de julho marcar o Dia Mundial do Rock, foi com uma coreografia com raízes tipicamente brasileiras que alunos da escola, regidos pela coordenadora pedagógica do Programa Novo Mais Educação da instituição, Bruna Schilling Dias, encantaram os presentes. Ao som da música “Tudo que for leve”, os estudantes encerraram a sessão, que contou ainda com a apresentação de documentário sobre a escola e do jogral “Receita de uma boa escola”, escrita e recitada pelo aluno do 4º ano Arthur Gosenheimer, a duas vozes com sua mãe Greisi.

65 anos de EMEF Marcos Moog

Inaugurada no dia 12 de julho de 1952 pelo então prefeito Plínio Arlindo de Moura, a escola homenageia o jornalista hamburguense Marcos Moog, que se destacou pelo endosso ao desenvolvimento social, cultural e administrativo do Município. Construída em um terreno doado por Cristiano Fleck na antiga Vila Fleck (atual bairro Jardim Mauá), a escola teve início em um prédio de alvenaria com capacidade para 120 alunos, atendidos em dois turnos. Além de duas salas, o local contava com uma área coberta abrigando uma cozinha, dois banheiros, uma pequena sala para a secretaria e um poço, com bombeamento manual de água.

Aos poucos, terreno e área construída foram sendo ampliados, com a edificação de novos blocos de salas. Atualmente, a escola possui uma estrutura que compreende seis salas de aula, laboratório de informática, cozinha, refeitório, biblioteca, banheiros, área coberta e um prédio administrativo, que abriga secretaria e salas de professores, equipe diretiva, coordenação do Programa Novo Mais Educação, Laboratório de Aprendizagem e Sala de Recursos Multifuncional.

A equipe de trabalho é composta por diretora, coordenadora pedagógica, 15 professoras, três estagiárias de apoio à inclusão, uma secretária, duas merendeiras e três profissionais de serviços gerais. Ao todo, a escola atende 217 alunos, divididos em 11 turmas desde a pré-escola, a partir da faixa etária quatro, até o quinto ano do Ensino Fundamental.