Câmara presta homenagem aos 60 anos da EMEF Padre Reus

por Luís Francisco Caselani última modificação 08/09/2021 20h36
08/09/2021 – A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Reus completa 60 anos de atividade em 2021. Com sede na Vila Kroeff, no bairro Santo Afonso, a unidade é responsável pela educação de cerca de 540 alunos, distribuídos em 22 turmas desde a faixa etária 4 até o 7º ano. As comemorações do sexto decênio da escola chegaram nesta quarta-feira, 8, à Câmara de Vereadores. Por iniciativa do parlamentar Enio Brizola (PT), o Legislativo dedicou o início da sessão ordinária para um momento de homenagem à instituição de ensino.
Câmara presta homenagem aos 60 anos da EMEF Padre Reus

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

“Essa escola completa 60 anos de uma proposta de educar para a emancipação. Instalada em uma das áreas de maior vulnerabilidade social que conheço aqui na cidade, tive contato com a escola por meio de moradores da região, que me trouxeram preocupações relacionadas à baixa arrecadação da instituição. É sempre mais fácil lecionar em um local onde as famílias podem contribuir mais e as crianças não enfrentem níveis mais severos de vulnerabilidade, como é a realidade de diversas escolas da nossa cidade. Por isso, é preciso reconhecer o esforço que fazem os professores, que, mesmo em época de pandemia, utilizaram de seus instrumentos e recursos para viabilizar as aulas”, destacou Brizola.

Presidente da Comissão de Educação da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PP) ressaltou que a Padre Reus é um dos educandários mais antigos da cidade. “A EMEF atende uma área e uma demanda muito grandes, porque é uma região populosa do município. Mas as dificuldades enfrentadas não são impeditivas para todo o trabalho que os professores desenvolvem. Que a escola consiga, através de sua equipe diretiva e de seus profissionais, continuar atendendo essas crianças. Estamos sempre à disposição para auxiliá-los”, completou o parlamentar.

Morador da Vila Kroeff, Cristiano Coller (PTB) vincula parte das necessidades da escola à falta de participação e envolvimento dos pais dos alunos. O vereador ainda reiterou a importância da indicação de emendas orçamentárias para suplementar a verba anual da unidade de ensino. “Os professores são guerreiros naquela escola. Sei das melhorias que foram feitas com subvenções da Câmara, como reformas na biblioteca, área de lazer e aquisição de bebedouros. A escola realmente precisa. Um ambiente bonito e agradável chama o aluno e os pais a participarem. E percebemos essa mudança nos últimos anos, graças à atual direção e ao grupo de professores”, enfatizou.

Avanços e desafios

Após a manifestação dos vereadores, Brizola entregou um quadro comemorativo a representantes do quadro funcional da escola. Da tribuna, a coordenadora pedagógica Ana Laura Vargas fez questão de destacar o trabalho desempenhado pela equipe da EMEF, composta por 27 professores, sete funcionários, quatro estagiários e uma coordenadora do Programa Movimentos e Vivências na Educação Integral (Move). Em nome da diretora Simone de Oliveira, que não pôde comparecer por motivos de saúde, Ana Laura pontuou alguns dos desafios que norteiam a atuação da escola.

Localizada em uma comunidade de maior carência econômica e com diferentes configurações familiares, a equipe pedagógica busca estabelecer uma relação estreita com os cidadãos e contribuir para a formação crítica e consciente dos estudantes. “Trabalhamos, na grande maioria, com crianças carentes, com grandes dificuldades não só financeiras, mas também socioemocionais e familiares. Temos muitas questões que comprometem o aprendizado. E nós trabalhamos incansavelmente para romper o estigma que essas crianças carregam, de que alunos carentes não aprendem”, explicou Ana Laura.

A coordenadora agradeceu as subvenções encaminhadas anualmente pelos vereadores e solicitou a manutenção do apoio do Legislativo. “Acreditamos que a estética e a estrutura podem influenciar positivamente na aprendizagem dos estudantes, porque se torna um ambiente mais acolhedor. Por isso, buscamos nos últimos anos melhorar a questão estrutural da escola”, prosseguiu.

Por meio de uma sequência de fotos, ela apresentou avanços recentes como as reformas da canalização de esgoto, telhados, cozinha, refeitório, salas de aula e dos professores, pracinha, pátio, instalação de cisternas e calhas novas, troca de toldos e aquisição de utensílios, cadeiras, brinquedos pedagógicos e mobiliário para a educação infantil. “Todas as verbas são destinadas com muito critério, pensando no bem-estar das crianças. Agradecemos a homenagem e convidamos a todos os vereadores que façam uma visita à nossa escola”, finalizou Ana Laura.

registrado em: