Câmara presta homenagem aos 55 anos da Universidade Feevale

por Tatiane Souza última modificação 26/06/2024 20h32
26/06/2024 – Referência em inovação e qualidade no ensino e na pesquisa, a Universidade Feevale completa 55 anos de fundação nesta sexta-feira, 28. Antecipando as comemorações, a Câmara de Novo Hamburgo iniciou a sessão plenária desta quarta, 26, em reconhecimento a uma história de destaque no segmento educacional gaúcho e brasileiro. Proposta pelo vereador Felipe Kuhn Braun (PSDB), a homenagem também marcou uma das últimas aparições do professor Cleber Prodanov à frente da instituição. Responsável pela gestão da universidade desde 2018, ele transmite o cargo no final da semana para seu sucessor, José Paulo da Rosa.
Câmara presta homenagem aos 55 anos da Universidade Feevale

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Autor do reconhecimento, o progressista ressaltou o quanto se sente confortável com a homenagem e enfatizou a relação que possui com a instituição, que faz parte de sua trajetória acadêmica. “A Feevale foi o meu segundo lar, onde estudei e estagiei em jornalismo. A universidade representa muito para a região e para a população porque é o nosso maior polo de conhecimento, conteúdo e cultura, seja do que foi, do que está tão atual e do que se molda para o futuro. É uma das melhores e mais inovadoras faculdades do país”, destacou Felipe. 

Resultado da união entre poder público, iniciativa privada e comunidade, a Feevale deu início à sua trajetória em 1969, ainda com sede na avenida Dr. Maurício Cardoso. A instituição ampliaria sua estrutura na virada da década de 1990, com a inauguração do Campus 2. Em 1999, é alçada ao status de centro universitário. O credenciamento como universidade pelo Ministério da Educação (MEC) viria em 2010, em um marco importante para a comunidade acadêmica do Vale do Sinos. 

Também da tribuna, o vereador Enio Brizola (PT) enfatizou que a universidade não é somente reconhecida pela grade curricular e pelos cursos que contribuem com talentos para o mercado de trabalho, mas, principalmente, pela importância que dá para a sua comunidade. O parlamentar afirmou que, ao longo da história, a instituição tem dado relevantes contribuições sociais como, por exemplo, para a reforma fundiária da cidade. “Durante a pandemia de Covid-19, a nossa Feevale ofereceu ao Brasil e ao mundo, pesquisas e o trabalho de pesquisadores que orientaram políticas e diretrizes que nos enchem de orgulho. E o curso de Medicina faz parte desta movimentação que garantiu, junto ao MEC, o reconhecimento como Universidade”, lembrou, acrescentando o suporte que a instituição dá a políticas públicas para Novo Hamburgo, especialmente na área da saúde, e para o nosso Hospital Municipal. “Tenho muito orgulho em ter sido aluno desta Universidade, e quero continuar somando esforços com ela para diminuir os impactos de doenças tão danosas à população quanto o câncer. Aqui temos uma forte parceria: Feevale e Liga Feminina de Combate ao Câncer. E isso precisa ser salientado. Que maravilha, que alegria e que orgulho em ter esta instituição na minha cidade”, disse. 

Gustavo Finck (PP) ressaltou a importância que a Universidade tem para toda a região e lembrou a contribuição das pessoas envolvidas com a entidade, seus profissionais, que dedicam a vida para transformar a sociedade. “A Feevale tem o DNA da nossa cidade. Ela é muito importante não somente para a parte tecnológica, mas também porque leva o nome de Novo Hamburgo, da região e do Brasil ao mundo”, apontou. 

Ricardo Ritter – Ica (MDB) salientou que a Feevale é umas das maiores instituições de ensino da região e do estado. “Está aqui para mudar a vida das pessoas para melhor e isso é o tipo de coisa que fica gravada em nossa memória. Temos orgulho pelo que a Universidade faz para a cidade e para as pessoas e pelo que ela representa. O teatro é um luxo, o maior do Rio Grande do Sul, uma obra-prima”, afirmou. 

Presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB) destacou a importância social dos serviços prestados pela Feevale no abrigo da Fenac durante a tragédia climática que atingiu os gaúchos no mês de maio. “Instalou um ônibus móvel no local, cedeu material e profissionais de várias áreas, especialmente da saúde, e isso é o que mais me toca. Somos parceiros desta instituição e estamos sempre de portas abertas”, disse. 

Cleber Prodanov recebeu um quadro das mãos do proponente da homenagem vereador Felipe Kuhn Braun e, logo em seguida, usou a tribuna para agradecer pelo reconhecimento.Eu sou um historiador, então para imaginar o futuro, tenho que olhar para o passado. Quando a Feevale foi criada, a finalidade era para que os filhos de Novo Hamburgo pudessem aqui estudar e os negócios locais prosperar. Trabalhamos na formação de pessoas, na criação de novos empregos e na nova cadeia produtiva. Temos caráter inovador, empreendedor e somos conhecidos e reconhecidos por trabalhar para que as pessoas tenham uma vida melhor, e, isso, só vai acontecer, se elas tiverem oportunidade”, disse. Prodanov, que está se despedindo do ciclo como reitor da instituição, também frisou que a Universidade não é somente um banco escolar, mas um celeiro de ideias, de propostas, de alternativas, soluções e também alento, apoio e ajuda a toda a comunidade. “Desde que foi criada pela mantenedora Aspeur, carregamos essa essência. Essa homenagem é para todos que já passaram pela Universidade e deixaram a sua contribuição. Somos o reflexo, o produto desta sociedade. Somos todos irmanados no propósito de desenvolver as pessoas e o ambiente na qual estão inseridas. Obrigada a todos. Espero continuarmos sendo dignos de homenagens como esta”, finalizou.  

Saiba mais 

Hoje, a Universidade Feevale oferece 70 cursos de graduação, nove mestrados e cinco doutorados, além de oportunidades de especialização e MBA. Ao todo, são cerca de 10 mil estudantes em todos os níveis de ensino e um grupo de 1,3 mil professores, funcionários e estagiários. Os programas de graduação e pós-graduação também projetaram a Feevale internacionalmente, garantindo parcerias com outras 150 instituições de 32 países diferentes. No campo do empreendedorismo e da inovação, destaque também para o Feevale Techpark, cujas unidades em Campo Bom, Novo Hamburgo e Porto Alegre concentram e estimulam o desenvolvimento de 117 empresas.


Confira as fotos da homenagem: 55 anos FEEVALE

registrado em: