Câmara presta homenagem aos 55 anos da Emeb Boa Saúde
Peteffi, da tribuna, destacou o amor à educação e aos 615 alunos que a instituição abarca dentro das suas classes. “É uma escola pujante, com diversas obras realizadas e uma infinidade de melhorias na parte dos brinquedos, pracinhas e biblioteca, mas já passou por muitas dificuldades lá no início. Acompanhamos a evolução da escola para que, hoje, possa ser, assim, modelo. A Emeb Boa Saúde é farol que ilumina a região. A escola acolhe todos os seus filhos em termos de escola, projetos sociais e melhorias de qualidade de vida”, enfatizou o emedebista. O parlamentar também salientou que o educandário preza pela educação dentro do padrão ética. Ele parabenizou os pais, as mães e toda a comunidade que apoia o trabalho artesanal de todo o corpo docente. “Que possamos homenageá-los ainda mais vezes. E que vocês possam manter este alto nível que se encontra esta escola”, desejou.
Enio Brizola (PT) destacou a alegria em receber, no Plenário, uma tribuna de honra composta por diversos segmentos da comunidade que envolve a escola e na qual está inserido há 34 anos. “É importante dizer que esta instituição teve uma grande parcela de contribuição para que os moradores do Boa Saúde escolhessem Novo Hamburgo para morar. O nosso bairro cresceu e, hoje, já não dá conta de atender toda a nossa comunidade. Nossa escola, no entanto, luta para avançar, sempre”, falou o coautor da homenagem. O petista frisou que foi na Emeb Boa Saúde que entendeu o significado de educação comunitária e com amor. “Percebo um grande esforço e incentivo para que as crianças tenham acesso às novas tecnologias, mas também para que leiam e escrevam livros, como os lançados na Noite das Estrelas, evento promovido pela escola. Tenho muito orgulho de apoiá-la direcionando recursos públicos para o fortalecimento destes projetos”, apontou. Antes de finalizar o seu discurso, Brizola destacou o cuidado com o brincar e com a inclusão que o educandário tem. “Pais e mães, alunos, professores, comunidade escolar, associação de bairro. Todos formam a escola. Que ela continue com essa vocação comunitária e para o bem desenvolvimento do nosso lugar que, hoje, já tem quase 20 mil habitantes”, concluiu.
Semilda dos Santos – Tita (PSDB) falou quão querida é a escola e destacou a união das pessoas que a compõem. “Todos são muito unidos, por isso, funciona tão bem. As pessoas trabalham juntas, preocupadas com as crianças e com os adolescentes. A gente percebe todo o envolvimento que a equipe diretiva e os professores têm com a escola. Lutam juntos”, parabenizou a vereadora.
Raizer Ferreira (PSDB) ressaltou o quanto de positivo e de vida a escola traz ao bairro Boa Saúde e que isso é gratificante.
Felipe Kuhn Braun (PP) contou que diversas vezes foi chamado para ações educacionais da escola, como as feiras de ciência. “Esse carinho perpassa o ambiente e podemos perceber nos olhos orgulhosos dos pais. Da teoria à prática, o educandário proporciona aprendizados que vão além da educação. Vocês todos aqui, esta bonita comitiva, que venham muitas décadas de lindas histórias e que a gente possa continuar fazendo parte dela”, disse.
Inspetor Luz (MDB) foi o último vereador a usar a tribuna durante a homenagem. Ele falou da importância da valorização salarial dos professores do município e do sofrimento que muitas escolas enfrentam com delinquentes, problemas relacionados à segurança pública e para funcionar adequadamente. “Podem continuar contando comigo. Sei o trabalho e as dificuldades que enfrentam lá”, reconheceu o vereador.
Após receber o quadro de homenagem das mãos dos vereadores Gerson Peteffi e Enio Brizola, a diretora Gabriela Lucas destacou o reconhecimento como um momento de reflexão, gratidão e celebração. “Há mais de meio século, a escola é um farol de educação e um ponto de encontro para centenas de alunos, pais e professores que se dedicam para proporcionar uma educação de qualidade”. Ela agradeceu aos alunos que passaram pelos corredores da Emeb Boa Saúde e que são coração pulsante da instituição. “Nos impulsionam a buscar a excelência em todo o nosso trabalho. Que possamos ser fonte de inspiração e transformação para a vida das futuras gerações”, finalizou a diretora, ao agradecer todo o investimento que os parlamentares fazem à instituição.
História
Com o nome de Grupo Escolar e um corpo inicial de 65 estudantes, a Emeb Boa Saúde foi fundada no dia 4 de março de 1969 na Vila Torres, à época ainda pertencente ao município de São Leopoldo. Um prédio de madeira, já no atual endereço, foi inaugurado um ano mais tarde, com três salas de aula e duas peças independentes. O ambiente passaria por sucessivas melhorias ao longo das décadas seguintes.
A anexação do bairro Boa Saúde à cidade de Novo Hamburgo em 1997 deu novo fôlego ao crescimento da escola. Em agosto, quatro salas de aula e três banheiros começaram a ser construídos. Em 2001, já eram mil alunos matriculados. Nos últimos anos, novas reformas e ampliações foram realizadas, como a colocação de uma área coberta, prédio para a parte administrativa, sala de informática, biblioteca e laboratório de aprendizagem.
Hoje, a escola conta com 34 professores, dez estagiários e outros nove funcionários, atendendo 27 turmas de educação infantil, anos iniciais e educação de jovens e adultos (EJA). Ao todo, são cerca de 650 estudantes vinculados à instituição.