Câmara presta homenagem aos 50 anos do Grupo Escoteiro Hans Staden

por Tatiane Souza última modificação 24/08/2018 19h41
23/08/2018 – O cinquentenário do Grupo Escoteiro Hans Staden foi reconhecido em Sessão Solene na noite desta quinta-feira, 23, por meio do Requerimento nº 275/2018, de autoria do vereador Professor Issur Koch (PP), e aprovado por todos os parlamentares. Além do proponente da homenagem, também fizeram parte da mesa diretora, o vereador Gerson Peteffi (MDB), o vice-presidente do Grupo Escoteiro Hans Staden, Lázaro Sofronio Dorscheid, representando o diretor-presidente, Luis Felipe Schilling, o diretor de Métodos Educativos do grupo, Alexandre Batista de Matos, e o presidente do Conselho de Administração Nacional do Escoteiros do Brasil, Ricardo Kontz. Issur destacou que o grupo de escoteiros, fundado em 24 de agosto de 1968, é uma entidade forte, representativa e muito importante para a cidade.
Câmara presta homenagem aos 50 anos do Grupo Escoteiro Hans Staden

Fotos: Daniele Souza/CMNH

Ainda de acordo com Issur, que ressaltou importantes aspectos da trajetória do grupo, a homenagem é uma maneira singela de reconhecer aqueles que ajudam a construir a sociedade, segundo ele, tão carente de valores, convívio em grupo, doação. “São pessoas que dedicam seu tempo, sua energia, para levar valores importantes à comunidade. Só temos a agradecer por carregarem as bandeiras da ética, da moral e do respeito”, apontou o parlamentar. Issur enfatizou, ainda, que o grupo oportuniza momentos de encontros para discutir valores e aprender a respeitar hierarquias. “Muito obrigada em nome da comunidade de Novo Hamburgo. São 50 anos dedicados a construir uma sociedade e um futuro melhor”, frisou. 

Gerson Peteffi elogiou o comportamento dos jovens e crianças presentes no Plenário e destacou a postura, firmeza e a sabedoria ao cantar os hinos do Brasil e do Rio Grande do Sul. “O grupo é fonte plena de bons costumes”, disse o parlamentar. “Ninguém tira de vocês a cultura e o estudo, meus jovens. Sigam seus líderes. Vocês são uma chama viva de esperança para nosso Estado e País”, apontou o vereador. 

Cristiano Coller (Rede) justificou a ausência no evento e deixou mensagem parabenizando o grupo que, segundo ele, surgiu em meio a um ambiente de contínua busca por alternativas educacionais para crianças e adolescentes. “Quero destacar que o escotismo é importante para que os jovens e as crianças entendam a necessidade da disciplina, para que se tornem adultos responsáveis”, escreveu o vereador. 

Quadro de homenagem 

O vereador Issur entregou um quadro de homenagem ao diretor de Métodos Educativos do Grupo Escoteiro Hans Staden, Alexandre Batista de Matos, que usou a tribuna para agradecer a láurea. “Somos um movimento que cultiva a amizade. Sei que todos que estão aqui aceitaram o chamamento do coração”, disse. Matos destacou que a Câmara tem muitos pontos em comum com o movimento escoteiro. “O amor ao próximo, à pátria e a Deus. muita sinergia entre nós, mesmo em esferas diferentes”, falou. Ele convidou a coordenadora do Ramo Pioneiro, Larissa Senger Feltes, para dividir a tribuna e contar algumas curiosidades do escotismo aos presentes. “O propósito do escotismo é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente de caráter, apoiando para que realizem plenamente suas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, tornando-se cidadãos responsáveis e úteis para suas comunidades", disse. Larissa também lembrou que o escotismo atua na promoção da paz e na construção de um mundo melhor. 

Por fim, os vereadores Professor Issur Koch e Gerson Peteffi foram agraciados com o lenço símbolo do Grupo Escoteiro Hans Staden. Uma salva de palmas escoteira finalizou a homenagem. 



Hans Staden

Valorizando a realização individual e a participação construtiva em sociedade, o grupo Hans Staden, em atividade ininterrupta desde 1968, surgiu em meio a um ambiente de busca por alternativas educacionais para crianças e adolescentes. Esse pensamento fez com que comunidades luteranas investissem no desenvolvimento do escotismo. Dezenas de grupos foram fundados em cidades como Estância Velha, Ivoti, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo e Taquara, muitos irradiando-se a partir de estabelecimentos de ensino. 

O próprio Hans Staden – cujo nome homenageia um aventureiro alemão do século XVI, famoso por ter passado nove meses refém de uma tribo tupinambá no sudeste brasileiro – manteve forte ligação com o Instituto de Educação Ivoti e o Serviço Social do Comércio (Sesc), além dos laços com a Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, que abraça a entidade desde a década de 1970. Hoje, o Grupo Escoteiro Hans Staden funciona junto à Fundação Evangélica, no bairro Vila Nova, contando com um efetivo de cerca de 60 jovens e 20 adultos. As reuniões acontecem todos os sábados. No Brasil, são mais de 100 mil escoteiros.

Faixas etárias do Grupo

6,5 a 10 anos: Ramo Lobinho

11  aos 14 anos: Ramo Escoteiro

15 aos 17 anos: Ramo Sênior

18 aos 20 anos: Ramo Pioneiro

Depois disso, qualquer pessoa interessada pode apoiar como voluntária, seja coordenando atividades com os jovens (os escotistas) ou lidando com as atividades administrativas (os dirigentes).

Confira a cobertura fotográfica do evento.

 

registrado em: