EMEI Branca de Neve recebe homenagem pelos 40 anos de fundação

por Tatiane Souza última modificação 19/05/2021 20h37
19/05/2021 – Parte da sessão plenária desta quarta-feira, 19, foi destinada a homenagear os 40 anos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Branca de Neve. O reconhecimento, por meio do Requerimento nº 515/2021, é de autoria da vereadora Semilda dos Santos – Tita (PSDB), e contou com a aprovação de todos os parlamentares.
EMEI Branca de Neve recebe homenagem pelos 40 anos de fundação

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A vereadora usou a tribuna para destacar o trabalho da instituição e fez um breve resumo de sua história. “Desejo parabéns à escola e a toda a comunidade escolar. A Branca de Neve é muito respeitada. Estou feliz em prestar essa homenagem. A educação tem de ser sempre em primeiro lugar, assim como vocês fazem. Eu acompanhei toda a assistência que professores e diretores davam aos pais trabalhadores no passar dos anos. Sendo moradora da região, acompanho de perto o que vocês fazem. E é na educação Infantil, que tudo começa”, ressaltou Tita. 

Felipe Kuhn Braun (PP), presidente da comissão de Educação da Casa, salientou a importância da EMEI para a comunidade. “Um trabalho essencial no início da vida das crianças. Minha amiga professora Silvana, que sempre me trouxe a realidade da instituição, faz um excelente trabalho e é apaixonada pela escola Branca de Neve. Ela manteve viva a minha participação ali dentro. Vocês fazem tudo com muito carinho. E nós sabemos o trabalho de educar, cuidar e zelar que vocês têm com as crianças.” 

Gerson Peteffi (MDB) falou também em nome de Vladi Lourenço e Ricardo Ritter, ambos do PSDB, e Sergio Hanich (MDB). “No início da minha carreira fui pediatra na região e atendia às crianças dessa EMEI”, relatou o vereador. Ele contou a história do começo da escola e do posto médico e odontológico que funcionavam perto do espaço. “Vocês são uma ilha de bem querer e educação e, por isso, também parabenizo o Sindicato Municipal dos Professores, que está aqui presente hoje. A creche, como falávamos, tem toda a nossa consideração, assim como as outras instituições com as quais nos envolvemos, com indicações, presença e doações. A Branca de Neve está muito bem cuidada. Toda a comunidade é grata a vocês. Uma referência de amor, cuidado e carinho para todo o bairro”, apontou. 

Enio Brizola (PT) disse que as EMEIs são políticas públicas que substituíram às antigas creches. “Com o mesmo padrão de qualidade, mas com início da formação educacional”, disse. O vereador falou, ainda, sobre a importância da vacina contra a Covid-19 aos professores para que continuem entregando um trabalho com qualidade à comunidade. Vida longa para a Branca de Neve”, frisou o petista. 

O presidente da Casa, Raizer Ferreira, parabenizou a escola, uma das 90 instituições de ensino da cidade. “Sou conhecedor da enorme demanda de necessidades em todas instituições de ensino, entre EMEIs e EMEFs. O Executivo não consegue fazer tudo ao mesmo tempo. Como fui secretário de Obras, sei como a escola requer atenção maior e cuidados. O centro de esporte que está sendo implementado no bairro trará maior qualidade ao entorno e uma movimentação diferente. A ideia é trazer iluminação apropriada, parque para as crianças, melhorar o entorno. O Parque do Trabalhador receberá essas melhorias e elas abraçarão a EMEI, que é tão importante para a região. A Câmara sempre apoiará a todas as instituições de ensino da cidade”, destacou. 

Quadro de homenagem 

Tita entregou um quadro em homenagem à Branca de Neve para a diretora Daiane Caroline Fritsch Borghezan. Ela usou a tribuna e agradeceu a todos os vereadores que falaram sobre a história da instituição, na qual atua há 12 anos. “Acompanhei de perto a trajetória da escola, sou moradora do Rincão. Todas as crianças têm direito a viver uma infância plena e, neste sentido, a EMEI Branca de Neve sempre procurou dar suporte às famílias, crianças e comunidade. Eu defendo a preservação do Parque do Trabalhador, nosso quintal”, disse a diretora. Ela também falou sobre o difícil acesso ao local, do descarte irregular de lixo e da roçada, tão necessária, mas que nem sempre acontece. “É um espaço verde maravilhoso e uma extensão da escola”, finalizou.

Histórico

A Escola Branca de Neve está estabelecida no Parque do Trabalhador, aberto em dia 1º de maio de 1981, pelo então prefeito Eugênio Nelson Ritzel. Preocupado com a educação, inaugurou em 6 de junho do mesmo ano a Casa da Criança, que mais tarde viria a se chamar Creche Municipal Branca de Neve, tendo como sua primeira diretora Renate Krumenan. A instituição atendia inicialmente 28 crianças.

Em 1999, passou a se chamar Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve.

Em 2002, a professora Neida Hoch Wilmsen assumiu a direção, permanecendo na função até 2014, e se aposentou em 2015. Na sua gestão, a escola passou a atender sete turmas no regime de meio turno.

Em 2015, a professora Loreni da Costa Pereira foi eleita diretora e professora Evandra Beckauser de Matos permaneceu na coordenação escolar. Em 2020, por causa da aposentadoria da professora Loreni, assumiu a direção escolar a professora Daiane Caroline Fritsch Borghezan.

registrado em: