Câmara presta homenagem aos 35 anos do SindiAsseio
Brizola abriu os discursos da tarde lamentando a invisibilidade dos profissionais representados pelo sindicato, mas salientando o impacto de seu trabalho no dia a dia de todos os cidadãos. “É uma categoria com grande presença no serviço público, por exemplo, seja aqui na Câmara, na Prefeitura, nas escolas ou mesmo na higiene hospitalar. Mas são trabalhadores que muitas vezes não têm a visibilidade que merecem. Por isso a importância de um sindicato atuante, que luta em defesa de seus direitos e desenvolve integração e bem-estar. Os sindicatos têm um papel fundamental na sociedade brasileira”, frisou o vereador, que atrelou as conquistas trabalhistas à união das diferentes centrais sindicais.
Professora Luciana Martins (PT), vereadora com longa ligação à entidade representativa dos educadores da rede municipal, também fez questão de parabenizar o SindiAsseio. “Uma associação que comemora 35 anos de uma história de luta precisa ser referenciada pela sociedade. Fazer movimento sindical no Brasil, a partir da reforma trabalhista, é um desafio”, comentou a parlamentar, que reiterou a presença diária de profissionais do segmento dentro das escolas públicas. “Trabalhadores responsáveis por áreas de suma importância, como higienização e alimentação”, emendou.
Ricardo Ritter – Ica (MDB) direcionou seu cumprimento especialmente à presidente do SindiAsseio, Maria Elisabete Machado da Silva. “É uma homenagem muito justa. Precisamos desses trabalhadores em todos os setores, para que tenhamos ambientes harmoniosos”, sublinhou. “São pessoas que realmente fazem a diferença em nossa sociedade”, colaborou Felipe Kuhn Braun (PSDB).
Presente à homenagem, o presidente da Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Estado (Feeac/RS), Henrique da Silva, comemorou poder visitar uma câmara de vereadores em um momento de celebração. “Geralmente, quando vamos, é para levar aquela situação da invisibilidade social. Mas hoje viemos a esta Casa por outro motivo, em comemoração a uma data tão especial para os trabalhadores do segmento. Não estamos falando apenas de 35 anos de uma construção de luta, mas, sim, da proteção e garantia de questões econômicas, sociais e contratuais para os trabalhadores. É uma trajetória extraordinária do sindicato, exemplo de luta e de organização aqui no nosso estado”, ressaltou.