Câmara presta homenagem aos 35 anos da Escola de Aplicação Feevale

por Maíra Kiefer última modificação 29/02/2024 12h53
28/02/2024 – A Câmara de Novo Hamburgo iniciou sua sessão plenária nesta quarta-feira, 28, com uma homenagem aos 35 anos da Escola de Aplicação Feevale. Localizada no bairro Hamburgo Velho, a instituição atende desde a educação infantil até o ensino médio, com opções de contraturno e seis cursos técnicos diferentes. Proponente do reconhecimento, coube à vereadora Lourdes Valim (Republicanos) a entrega do quadro comemorativo, repassado às mãos da diretora Janine Vieira e da consultora de relacionamento escolar, Débora Leite.
Câmara presta homenagem aos 35 anos da Escola de Aplicação Feevale

Fotos: Daniele Souza/CMNH

Mantida pela Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), a Escola de Aplicação Feevale iniciou sua trajetória no dia 27 de fevereiro de 1989, com a autorização de seu funcionamento. No mês seguinte, já ocorreriam as primeiras aulas, com turmas de ensino médio e os cursos técnicos de contabilidade e desenhista de calçados. Em 1998, duas mudanças: a inclusão do ensino fundamental e a substituição do modelo seriado pela organização em ciclos de aprendizagem.

Em 2011, a escola da Feevale passou a ofertar também a educação infantil. Hoje, a instituição recebe alunos desde os 2 anos de idade, seguindo até os cursos técnicos em administração, desenvolvimento de aplicativos, gestão de negócios inovadores, informática para internet, multimídia e publicidade.

Da tribuna, a diretora Janine Vieira declarou sentir-se honrada de representar a equipe da instituição de ensino. Ela salientou que o foco dos profissionais e do colégio é a educação contemporânea, inspirada em metodologias finlandesas, desenvolvendo projetos que ensinem o aluno a resolver problemas e tornando-o ativo no processo de aprendizagem. Outra preocupação da instituição, conforme a diretora, é a inclusão dos estudantes, respeitando as fragilidades e potencializando os talentos.

No começo do tributo à Escola de Aplicação Feevale, a vereadora Lourdes Valim exibiu um vídeo com depoimentos de crianças e jovens, que exaltaram as ações da instituição. A parlamentar elogiou a trajetória do grupo de ensino e a preocupação dos profissionais em desenvolverem um trabalho de excelência, assim como os precursores haviam imaginado quando o projeto foi iniciado.

"Parabéns pela inclusão que vocês promovem. Há 35 anos existe um olhar visionário, desde a sua criação, que ocorreu, em um primeiro momento, a partir de demandas das indústrias da região e, posteriormente, consolidou-se como o fruto de um movimento nascido entre pais da comunidade de Novo Hamburgo", disse a vereadora.

Lourdes relatou ter tido acesso a toda a estrutura disponibilizada aos estudantes e também à comunidade em geral, como a pista de caminhada, que propicia à população a oportunidade de hábitos mais saudáveis.

Em sua exposição, Felipe Kuhn Braun (PP) falou sobre a importante contribuição dos idealizadores da Feevale, citando Emília Sauer, Alceu Mosmann e Gastão Spohr, e como esses olhares para o futuro rendefrutos até hoje. "A Universidade Feevale surgiu de uma ação que não tinha uma cor, um partido, uma religião. Um grupo de pessoas da cidade trabalharam em conjunto por um centro de ensino, que surgiu ali no Campus I, e que depois cresceu e se tornou faculdade. E no meio dessa trajetória, surge a Escola de Aplicação, podendo trazer também para aqueles anos anteriores a plenitude na formação educacional, cultural e social", explicou Felipe.

Além de enaltecer as atividades educativas implantadas, Enio Brizola (PT) mencionou a colaboração dos diferentes níveis de ensino da instituição para a melhoria da vida comunitária, preparando gerações para o empreendedorismo e envolvendo-se com a área da saúde – não somente ao implantar o curso de Medicina, mas voltando a atenção para a questão oncológica.

registrado em: