Câmara presta homenagem aos 30 anos do hotel Swan Novo Hamburgo

por Jaime Freitas última modificação 19/04/2023 19h44
19/04/2023 – Fundada em Novo Hamburgo, a Rede Swan Hotéis completou 30 anos de história no último dia 6 de abril. A trajetória de sucesso do empreendimento, iniciado em Hamburgo Velho e expandido além-mar, foi lembrada pela Câmara durante a sessão plenária desta quarta-feira, 19. Por iniciativa do vereador Inspetor Luz (MDB), o Legislativo prestou homenagem ao grupo e enalteceu a história construída ao longo de três décadas de trabalho e inovação.
Câmara presta homenagem aos 30 anos do hotel Swan Novo Hamburgo

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Hoje fazemos uma justa homenagem ao empresário e visionário Carlito Schwan. O Swan Tower Hotel completou 30 anos em nossa cidade. A rede Swan Hotéis tem se mostrado cada vez mais atual e ligada às demandas de mercado, tanto nacional quanto internacionalmente. É uma das poucas redes gaúchas a contar com operações fora do país. Sempre incentivando a economia local e contribuindo com o desenvolvimento cultural das cidades onde se estabelece, como Novo Hamburgo, Porto Alegre, Caxias do Sul e Canela, dentre outras. E cabe destacar que, para que uma rede com essa envergadura funcione, é preciso uma grande equipe, forte e coesa, formada por profissionais fora de série. E este momento é nosso reconhecimento a esse especial empreendedor e essa grande rede nascida em Novo Hamburgo”, parabenizou o autor da homenagem.

Em nome das bancadas do PSDB, PTB e PDT, Raizer Ferreira (PSDB) lembrou de sua experiência como morador de Novo Hamburgo há 23 anos. “Tive a satisfação em conhecer a Rede Swan entre 2001 e 2002. Presidi uma associação comercial e, por 12 anos, o hotel serviu como local para nossas reuniões plenárias, jantares, congressos e recepções de pessoas que vinham de fora para participação nos eventos que agenciávamos. O hotel uma referência positiva para a nossa cidade. Quem conhece Novo Hamburgo diz o quanto é especial ter esse hotel em uma região diferenciada como Hamburgo Velho. Para nós, parlamentares, é uma felicidade receber o senhor Carlito, a sua filha Gabriela e demais profissionais desse importante empreendimento hoteleiro que nasceu aqui no nosso município e se expandiu para o mundo”, destacou Raizer.

Quero cumprimentar aqui Carlito Schwan e Guilherme Henz, que aqui vieram representar toda essa história de sucesso, de presente e de futuro desse grande hotel, dessa grande rede”, disse Felipe Kuhn Braun, que falou em nome da bancada do PP, Republicanos e PT. “Reforço que nesses 30 anos, essas três décadas de serviços prestados é um símbolo para a cidade e para a população de Novo Hamburgo”, frisou o parlamentar.

O fundador da Rede Swan, Carlito Schwan, agradeceu a homenagem. Ele lembrou da longa amizade que tem com o proponente da cerimônia, Inspetor Luz. “Todos sabem que a minha formação é contabilista e que também sou economista. E como surgiu a ideia do hotel? Vários clientes do escritório ficavam me sugerindo, me dando a ideia de construir um hotel, pois havia um forte mercado para isso. Esses clientes diariamente buscavam e levavam importadores que se hospedavam na Capital, em função da pujante economia do calçado em nossa cidade. Em 1989, voltando de férias, comecei a colocar a ideia no papel. Do papel foi para o coração e do coração eu fui para a obra. Iniciamos o Swan Tower de Novo Hamburgo em 1990, mas o período não foi bom. Inflação de mais de 30% em março daquele ano, em seguida, congelamento da poupança, onde as pessoas não poderiam sacar seu próprio dinheiro. Tivemos muito trabalho, muito esforço para superar todos os entraves que surgiram pelo caminho. Lembro um momento importante na inauguração, em palavra dita pelo prefeito Atalíbio Foscarini: ‘este extraordinário monumento em Hamburgo Velho, de 18 mil metros quadrados, foi construído em um período de hiperinflação. Os responsáveis não são dinheiristas, são empreendedores’, disse à época o prefeito. Agora, falando ao grupo de empreendedores, combati o bom combate, terminei a caminhada e mantive a fé, muito obrigado”, finalizou Carlito Schwan.

Na sequência, Inspetor Luz entregou ao fundador da Rede Swan uma placa comemorativa em alusão aos 30 anos de fundação do empreendimento iniciado em Novo Hamburgo.

Rede Swan Hotéis

Uma das poucas redes gaúchas com operação fora do país, a Swan Hotéis surgiu em Novo Hamburgo no dia 6 de abril de 1993. A data marcou a inauguração da tradicional unidade da avenida Doutor Maurício Cardoso, um dos pontos mais altos da cidade. Iniciativa do casal Carlito e Chirley Schwan, o primeiro hotel teve o apoio de Ernani Reuter, parceiro de investimento.

Sete anos mais tarde, a rede começou a se expandir. Primeiro, com o início da atuação em Porto Alegre. Depois, chegando à Serra Gaúcha e ao sul do estado. Em 2015, o passo mais ousado, com o lançamento do primeiro empreendimento em Portugal. Hoje, a rede conta com oito unidades nos dois países, somando 624 acomodações e empregando 179 funcionários.

Clique na fotografia para ver a galeria da homenagem:

30 anos do Hotel Swan

registrado em: