Câmara presta homenagem aos 30 anos da Inspetoria do CREA/RS em Novo Hamburgo

por Jaime Freitas última modificação 23/02/2022 20h24
23/02/2022 – Parte do Expediente da sessão desta quarta-feira, 23, foi destinada a homenagear os 30 anos da Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA/RS) pela passagem de seus 30 anos de fundação. A homenagem é de autoria do presidente Cristiano Coller (PTB), por meio do Requerimento nº 15/2022. Estiveram presentes a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, e a inspetora-chefe de Novo Hamburgo, Eng. Civil Magda Rezi.
Câmara presta homenagem aos 30 anos da Inspetoria do CREA/RS em Novo Hamburgo

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Há 30 anos Novo Hamburgo ganhava uma Inspetoria do CREA-RS com o objetivo de descentralizar o atendimento aos profissionais e empresas da região, além de interagir com a comunidade local, na representação de seus inspetores nas comissões municipais. Da tribuna, Coller, que falou em nome de sua bancada e das bancadas do MDB, PP e Republicanos, destacou o trabalho da instituição, que promove a valorização profissional e garante a efetiva participação de profissionais habilitados nas áreas da Engenharia e Agronomia por meio do trabalho de seus agentes fiscais.

A responsabilidade de ser um parlamentar não é diferente da de vocês, engenheiros e agrônomos, que precisam avaliar muito bem antes de assinar licenças e autorizações de atividades que impactam diretamente na vida de pessoas. A trajetória do conselho e suas inspetorias está alicerçada na valorização das profissões da área tecnológica e na defesa da sociedade”, relatou o proponente da homenagem, o vereador Coller.

Enio Brizola (PT) destacou a importância em haver mulheres à frente do conselho regional e da inspetoria local. "Mulheres inteligentes e empoderadas, de posições definidas, em postos tradicionalmente ocupados por homens. Hoje, o Crea lidera uma discussão sobre a água, por meio de um projeto de melhorias nos processos da Corsan, mas que pode também ser oferecido a outras empresas públicas ou autarquias de fazem a gestão da água, como a nossa Comusa", frisou o parlamentar.

Raizer Ferreira (PSDB) falou em nome de sua bancada e ressaltou o trabalho do Crea. "Enquanto estive à frente da secretaria de Obras do município, precisávamos do apoio do Crea e a presença da instituição ajudou muito na fiscalização das obras e no trabalho de nossos profissionais. Isso dá segurança a todos aqueles que prestam serviços para nossa sociedade", disse o edil.

Após a fala dos parlamentares, um quadro com o registro da homenagem foi entregue pelo vereador Cristiano Coller às engenheiras Nanci Walter e Magda Rezi.

"É muito importante para nós, engenheiros e agrônomos, o reconhecimento das nossas profissões, pois como foi lembrado aqui, temos muita responsabilidade social", disse a engenheira Magda Rezi, agradecendo pela homenagem.  A presidente do CREA/RS, Nanci Walter, também ressaltou a relevância do reconhecimento das profissões das áreas de engenharia e agronomia. "Nosso Crea é hoje o quarto em tamanho no país, em um número de 27 regionais espalhados pelo Brasil. Temos aproximadamente 75 mil profissionais e 13 mil empresas registrados na sociedade de classe do nosso Estado. Nosso desafio continua o mesmo dos colegas que fundaram a inspetoria de Novo Hamburgo há três décadas, de valorizar o nosso conselho e de, principalmente, estarmos mais à disposição das demandas privadas e estatais", declarou Nanci.

Histórico

A Inspetoria de Novo Hamburgo, criada em 20 de novembro de 1991, junto a mais 43 regionais no interior do Estado, representam o Conselho em suas respectivas regiões. Na área de abrangência da inspetoria, além da cidade-sede, estão Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval e Sapiranga. Mais de 1.700 registrados atuam nesta região (sendo a maioria das modalidades civil, mecânica/metalúrgica e elétrica).

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul foi fundado em 30 de maio de 1934 e, desde então, sua trajetória está alicerçada na valorização das profissões da área tecnológica e na defesa da sociedade. Os profissionais do Sistema Confea/Crea têm participado ativamente nas discussões de temas, que demandam conhecimento técnico-científico e corroboram para a retomada do crescimento regional e nacional. Congrega cerca de 300 títulos profissionais das áreas da Engenharia, Agronomia, Meteorologia, Geologia, Geografia e Tecnólogos, que perfazem em nível nacional mais de 1 milhão de profissionais, com cerca de 75 mil atuando somente no Rio Grande do Sul. Também há no Estado mais de 12 mil empresas de áreas afins. Além dos profissionais, integram este Sistema as entidades de classe e as instituições de ensino das áreas correlacionadas. Nas 44 Inspetorias, estrategicamente localizadas em 11 regiões do Estado, são oferecidos atendimentos com agilidade e eficiência aos profissionais, empresas e sociedade.