Câmara presta homenagem aos 25 anos da Agência Novo Hamburgo da Sicredi Pioneira
Com mais de 120 anos de história, a Sicredi Pioneira atua em 21 municípios do Vale do Sinos e da Serra Gaúcha, com foco no desenvolvimento das comunidades e na oferta de soluções financeiras para pessoas físicas e jurídicas. Em Novo Hamburgo, são cinco agências em atendimento. Além do Centro, a financeira também conta com as unidades Canudos, Feevale, Lomba Grande e Ouro Branco.
“O cooperativismo promove uma sociedade melhor, e a Sicredi está à frente, fomentando o desenvolvimento econômico com trabalhos sociais que todos nós conhecemos e cujas ações acompanhamos. As pessoas percebem o quanto esse sistema faz diferença em suas vidas. É uma grande história”, declarou o autor da homenagem.
Enio Brizola (PT) também usou a tribuna para destacar que o reconhecimento é justo e merecido. “Em um sistema alternativo de crédito que se consolida em nosso país, é importante dizer que, no cooperativismo, as pessoas se associam. Já nos bancos convencionais, somos clientes e pagamos taxas para cobrir o custo operacional, mas não temos retorno. No cooperativismo, além da preocupação com questões sociais, há também esse retorno. O sistema cooperativo tem um diferencial humanizado e contribui com o desenvolvimento econômico em diversos setores. Sou um grande entusiasta. Que possamos, cada vez mais, consolidar esse sistema alternativo de crédito no mundo todo”, desejou o parlamentar.
O presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira, Tiago Schmidt, enfatizou a importância de conhecer a história para evoluir como sociedade. “Nosso sistema tem como objetivo construir comunidades melhores por meio do trabalho e da educação – um legado deixado por nossos antepassados, que tentamos honrar até hoje. Somos cerca de 30 mil hamburguenses distribuídos nas cinco agências. Durante as enchentes, destinamos R$ 300 mil em socorro emergencial às famílias atingidas, associadas ou não. Patrocinamos inúmeros eventos culturais no município porque acreditamos que eles trazem mais turistas, mais riqueza para a comunidade e valorizam nossa história”, destacou, ao citar a Hamburguerberg Fest. “Acredito que, por meio do trabalho, da educação e também da inovação, conseguimos construir comunidades melhores. Não existe cooperativa rica em sociedade pobre. Nosso papel é gerar prosperidade. Quanto mais prósperos forem os associados, mais próspera será a cooperativa, e garanto que esse é o pensamento que permeia o Poder Público”, concluiu.