Câmara presta homenagem aos 135 anos da Ótica Korndörfer

por Tatiane Souza última modificação 21/02/2024 19h20
21/02/2024 – A primeira homenagem do ano na Câmara de Novo Hamburgo parabenizou nesta quarta-feira, 21, um dos empreendimentos mais longevos e tradicionais da cidade. A pedido do vereador Ricardo Ritter – Ica (PSDB), a sessão plenária teve início com uma comemoração aos 135 anos da Ótica Korndörfer. Fundado quase quatro décadas antes da emancipação política do município, o estabelecimento familiar mantém sua matriz no bairro Canudos e conta com outras quatro filiais espalhadas pelo Vale do Sinos e Litoral Norte.
Câmara presta homenagem aos 135 anos da Ótica Korndörfer

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Ica destacou que a empresa deve ser a mais antiga de Novo Hamburgo e destacou alguns pontos da história da ótica. Criado em 19 de fevereiro de 1889 pelo imigrante alemão Carlos Korndörfer, o negócio surge, no endereço que hoje sedia agência da Caixa Econômica Federal, na rua Bento Gonçalves, como fábrica e loja de materiais de montaria. Pensando na expansão e diversificação de suas atividades, o patriarca passou também a comercializar produtos importados de sua terra natal. Entre os novos artigos estavam os óculos de grau, que dariam origem à centenária ótica, hoje sob a gestão da quinta geração da família. 

Felipe Kuhn Braun (PP) também usou a tribuna para prestar sua homenagem. Ele desejou que venham muitas décadas vindouras e que a atividade realizada continue se multiplicando na cidade. “Parabéns a tudo que fazem, trabalham e à história que carregam. Que vocês continuem gerando renda e tributação para a nossa cidade”, disse. 

Inspetor Luz (MDB) ressaltou a atuação social realizada pela Ótica Korndörfer. “Meu carinho, admiração e respeito ao trabalho de vocês e da empresa”, afirmou, ao desejar muitos anos de progresso. 

Enio Brizola (PT) contou que é cliente da unidade do bairro Boa Saúde e um incentivador da descentralização adotada pela empresa. “Vocês prestam um trabalho centenário e qualificado. Sobreviver hoje em dia, em mercado tão competitivo, exige muito, bons materiais, tecnologias atualizadas e avançadas. Parabéns por essa vida longa e que vocês permaneçam atuando e gerando receita, trabalho, renda e desenvolvimento local às comunidades”, desejou. 

Após a entrega de um quadro de homenagem à história da instituição, o proprietário Milton Souza usou a tribuna para agradecer o reconhecimento. “Somos gratos e estamos orgulhosos, eu e meus filhos, por sermos a empresa mais antiga do Rio Grande do Sul. Representamos Novo Hamburgo dentro do estado e já fomos congratulados em Bento Gonçalves e Farroupilha pela tradição neste comércio. Temos sete lojas espalhadas pela cidade, municípios vizinhos e litoral. Estou há 47 anos dirigindo essa empresa e já está na hora de passar o bastão para meus filhos darem a continuidade. É difícil manter um comércio nesta economia de altos e baixos, mas conseguimos, mesmo na pandemia, crescer. Fazemos um bom trabalho e temos reconhecimento. Por isso, agradeço”, finalizou Souza.

 

registrado em: