Câmara premia 13 empresas em nova edição da Honraria Júlio Redecker

por Luís Francisco Caselani última modificação 06/10/2023 03h24
05/10/2023 – Treze empresas com atuação consolidada na cidade tiveram suas trajetórias reconhecidas pela Câmara de Novo Hamburgo na noite desta quinta-feira, 5. Em sessão solene realizada no Plenário do Legislativo, os vereadores se reuniram para a entrega da Honraria Empresarial Júlio Redecker. Na edição deste ano, foram homenageadas iniciativas nos segmentos de reciclagem, arquitetura, gastronomia, portaria, calçados, materiais gráficos e revenda automotiva. Cada empresa foi indicada por um parlamentar, que pôde utilizar a tribuna para justificar a escolha.
Câmara premia 13 empresas em nova edição da Honraria Júlio Redecker

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Criada em 2021, a distinção enaltece pessoas jurídicas com relevantes serviços prestados para o desenvolvimento econômico da cidade. Desde sua primeira edição, a premiação resgata a memória do empresário, advogado, professor e político gaúcho Júlio Redecker. Natural de Taquari, mas com forte ligação com Novo Hamburgo, Redecker exercia seu quarto mandato consecutivo como deputado federal quando se tornou uma das vítimas do acidente com o voo 3054 da Tam, em julho de 2007.

Responsável pela condução dos trabalhos na ausência do presidente Fernando Lourenço (PTB), o vice Ricardo Ritter – Ica (PSDB) utilizou a tribuna para falar um pouco sobre a pessoa que empresta seu nome à honraria. “O estado perdeu um grande líder naquele fatídico final de tarde. Aos 51 anos, no auge de sua potencialidade política, Redecker infelizmente nos deixou. Tive poucas oportunidades de estar junto a ele, mas precisamos reconhecer alguém que consegue quatro mandatos consecutivos e que deixa um legado através de seu filho (o também deputado federal Lucas Redecker)”, iniciou.

Proponente do projeto que deu origem à premiação, Gustavo Finck (PP) explicou que a alusão ao ex-congressista foi resultado de uma série de debates travados dentro de seu gabinete. Quando tivemos a ideia de criar esta honraria, precisávamos de um nome que representasse a construção desta cidade e o desenvolvimento econômico pelo qual tanto lutamos. Acertamos em cheio no nome de Júlio Redecker, que tanto fez pelo nosso município. Foi uma referência política que tive, junto a meu pai. Muito me lembro, nas campanhas de que participei, da responsabilidade e honradez que tinha esse homem em sua fala. Ele trabalhou muito pela construção da nossa cidade e pelo fortalecimento da indústria coureiro-calçadista. Que possamos continuar com este prêmio por muitos anos, porque simboliza a garra e a dedicação de vocês, como empreendedores do município de Novo Hamburgo”, prosseguiu o progressista.

Matriarca da família, Salete Redecker lembrou a memória de seu falecido marido e deixou seu cumprimento a todos os empresários presentes. O Júlio teria muito orgulho desta honraria. Passados 16 anos, seu legado está sendo lembrado e homenageado. Ele sempre foi um grande batalhador pelo desenvolvimento da região. Uma busca desenfreada pelo crescimento do município, do estado e do país. Agradeço a presença de todos vocês, que estão de parabéns por serem batalhadores e levarem para frente o nosso município”, salientou Salete, que participou da entrega do troféu e certificado para 12 das iniciativas premiadas.

Como Felipe Kuhn Braun (PP) não pôde comparecer à solenidade, em virtude de uma viagem previamente agendada a Brasília, a JG Serviços, indicada pelo progressista, deve receber a distinção em outro momento. Confira todas as empresas homenageadas em 2023:

ARQViva Arquitetura Sustentável:

Fundado em 2005, o escritório atua desde a elaboração de projetos arquitetônicos até a execução das obras, com direito a serviços de decoração de interiores e regularização do imóvel junto aos órgãos competentes. Com foco em sustentabilidade e no atendimento individualizado, a equipe é liderada desde 2017 pela arquiteta e urbanista Patrícia Moraes, que recebeu o troféu das mãos da vereadora Lourdes Valim (Republicanos).

Com participação ativa e sempre apoiando os temas de interesse da comunidade, a ARQViva desenvolve ações de conscientização sobre a sustentabilidade na construção civil através de sistemas construtivos mais modernos e eficientes”, pontuou a parlamentar. Entre os principais destaques da atuação da empresa, com sede no bairro Lomba Grande, está também o trabalho de arquitetura em contêiner marítimo.

Só por pensarem em sustentabilidade, cuidando do nosso planeta, já estão de parabéns. Isso é muito importante e traz credibilidade ao negócio de vocês. A ARQViva se empenha em oferecer alternativas e sistemas construtivos mais modernos e eficientes”, acrescentou a republicana.

Sócio-proprietário da empresa e esposo de Patrícia, Ângelos Pinheiro falou sobre a necessidade de se pensar o meio ambiente em todos os segmentos. “Muitas vezes nos preocupamos com canudos, copos e sacolas plásticas, mas e as nossas casas? Quando construímos, nós nos preocupamos com a forma como é construída? O material desperdiçado e o consumo de água e energia elétrica? É algo que nós nos preocupamos. A indignação da Patrícia surgiu com a construção da nossa casa. Como podemos fazer obras da mesma maneira há 200 anos? Toda construção pode ser mais sustentável, e é para isso que trabalhamos”, frisou.

Boxflex Componentes para Calçados

Indicada por Gustavo Finck (PP), a empresa foi fundada em 1988, no bairro Rondônia, como um braço da Metalúrgica Plínio Fleck centrado na produção de componentes industriais de tecidos e espumas. Em 2000, já desvinculada da Plínio Fleck, focou sua atuação no segmento calçadista, mas com espaço para ampliações a partir de novas parcerias e aquisições. Com parque fabril instalado agora no bairro Canudos, a Boxflex também conta com uma unidade de distribuição no México.

A empresa preza por valores que considera indispensável, como honestidade em seus propósitos, humildade em sua conduta, responsabilidade em seus atos, coerência em suas decisões, excelência pelo ser humano, respeito ao meio ambiente e observância das normas e leis. Sua missão é gerar soluções através da excelência dos produtos e serviços, sempre pautados pelo profissionalismo, competência e credibilidade, e impulsionando o desenvolvimento de nosso município”, destacou Finck.

Em sua fala na tribuna, o progressista mencionou diversos nomes importantes do empresariado hamburguense e agradeceu a participação de Martinho Fleck, proprietário da Boxflex, durante as etapas de discussão do novo Plano Diretor da cidade. “Fiquei ainda mais fã do senhor, sabendo da sua capacidade de demonstrar o que o município realmente precisa para sobreviver”, comentou.

Após receber o troféu, Fleck fez questão de mencionar o trabalho desempenhado por seu grupo de 450 colaboradores. A única maneira de gerar riqueza é pelo que a terra nos fornece ou por meio da transformação. Não existe outra forma. E somente através das pessoas conseguimos chegar ao sucesso”, ponderou.

Calçados Sommavilla

Localizada no bairro São José, teve seu nome lembrado pelo vereador Ito Luciano (PTB). Especializada na fabricação de calçados de couro, a empresa também atua na produção de bolsas e artigos para viagem. “A Sommavilla é um exemplo inspirador de empreendedorismo e dedicação, e esta honraria é uma forma justa de celebrar sua história de sucesso e contribuição para a nossa comunidade”, salientou o petebista. Com plantas fabris também em Estância Velha e Parobé, a empresa soma mais de 400 funcionários e uma produção diária de 4 mil pares de tênis, sapatos, sandálias e chinelos.

Parabenizamos pelo impacto positivo que vocês têm para o município, fundamental para a geração de empregos e impulso à economia local. É notável o compromisso com a comunidade, proporcionando oportunidades de trabalho para muitos de nossos cidadãos. Além disso, a contribuição da Sommavilla para o desenvolvimento econômico da região não pode ser subestimada. Seu investimento contínuo em calçados de alta qualidade não apenas beneficia o mercado, mas também fortalece nossa identidade como centro de excelência na indústria do calçado”, arrematou.

Cooperativa de Trabalho e Renda Univale

Fundada em 2008 na cidade de São Leopoldo pela iniciativa de 12 catadores, estabeleceu-se no bairro Liberdade a partir de 2016, quando foi convidada a assumir parte da coleta seletiva solidária em Novo Hamburgo. Autor da homenagem, Enio Brizola (PT) salientou a Univale como exemplo de organização coletiva para o trabalho, capaz de cumprir seu papel econômico e, simultaneamente, exercer função social e ambiental.

A Cooperativa Univale nunca se restringiu às suas obrigações contratuais na prestação de serviços da coleta seletiva, atuando sempre em apoio à comunidade nas questões assistenciais, realizando brechós solidários, doando casas para cães de rua feitas com materiais reaproveitados, ministrando palestras sobre gestão de resíduos, realizando oficinas sobre compostagem e sabão ecológico, guiando visitas educativas da rede local de ensino em sua sede e, agora, incentivando a reutilização dos bens e o consumo consciente na sua ecoloja, inaugurada em março deste ano”, detalhou o vereador.

Esta é uma justa e merecida homenagem a todos os que promovem desenvolvimento econômico e geração de riqueza para a nossa cidade. A Cooperativa Univale é uma empresa com muitos donos, pois todos são associados. Mas ela tem outro diferencial importante, que é a promoção de sustentabilidade. Essa cooperativa transforma resíduos em novos produtos, recolocando-os no mercado e desenvolvendo inovações produtivas. Uma empresa que participa do dia a dia da nossa cidade, promovendo uma educação ambiental tão necessária. Enfrentamos um sério problema em nossa cidade com a deposição irregular de resíduos, e eles funcionam como agentes ambientais de reciclagem e transformação”, prosseguiu Brizola.

Presidente da cooperativa, Alessandro Alves brincou sobre a dificuldade de tocar um negócio onde todos são sócios, mas resumiu a experiência como gratificante. “Este prêmio é de suma importância para nós. Não é fácil ser empreendedor no Brasil, mas é possível. Já separamos mais de 3 milhões de toneladas de material que iria para o aterro sanitário e hoje fazemos mais de 15 produtos de reaproveitamento”, mensurou.

Garfão Restaurante, Pizzaria e Sushi

Fundado em agosto de 1998 por um casal que se aventurava na gastronomia após deixar o ramo de materiais de construção, o Garfão tornou-se um sucesso imediato justamente pelo diferencial inovador. “Desde seu primeiro mês de funcionamento, o Garfão estabeleceu uma identidade própria ao romper com os padrões convencionais, destacando-se como um estabelecimento de referência no segmento de alimentação em Novo Hamburgo”, recordou Raizer Ferreira (PSDB), proponente do reconhecimento.

Com aproximadamente 400 lugares e uma equipe de mais de 40 funcionários, o restaurante oferece buffet ao meio-dia e o tradicional rodízio de pizzas à noite, recentemente incrementado com opções de pratos quentes, saladas e sushi. “O Garfão demonstra um comprometimento constante com a qualidade de seus serviços, as boas práticas de alimentação e a atenção rigorosa às exigências sanitárias, garantindo a segurança e a satisfação de seus clientes e o reconhecimento da população de Novo Hamburgo, conquistando prêmios como o Top of Mind ano após ano”, acrescentou o vereador tucano.

O Garfão é um exemplo brilhante de empreendedorismo e dedicação. Esta honraria é também uma celebração de sua contribuição contínua para o nosso crescimento econômico e comunitário. Que esta noite inspire outros empreendedores a seguirem os passos dos aqui presentes, acreditando no potencial de nossa cidade e trabalhando incansavelmente para seu desenvolvimento”, finalizou Raizer.

Em posse do troféu, o proprietário Jerri Santos expressou seu orgulho em receber a honraria e se emocionou ao ser informado sobre a ligação de seu estabelecimento com Júlio Redecker. “Agora há pouco a dona Salete comentou que, no dia fatídico de seu falecimento, o deputado almoçou no Garfão”, revelou. Ele também aproveitou o espaço para agradecer à população por sempre mencionar o restaurante nas mais diversas premiações. “E nada melhor do que fazer esse agradecimento aos vereadores que representam a nossa comunidade”, concluiu.

Gráfica Ebenezer

Com mais de uma década de atuação no mercado gráfico, a empresa do bairro Canudos notabiliza-se na área de impressos, comunicação visual e brindes promocionais. “Destaca-se também pela qualidade da linha de produtos e constantes inovações de sistema e tecnologia, integrando os setores de produção, estoque e distribuição”, comentou Cristiano Coller (PTB), responsável por sua premiação.

O que torna sua trajetória marcante não é apenas a busca por resultados financeiros, mas o objetivo de ajudar outros empreendedores. Muitos clientes hoje são amigos que também buscam inspiração e orientação. Quem dera pudéssemos homenagear todas as empresas de Novo Hamburgo, que estão diariamente gerando renda e dando oportunidades para as famílias do nosso município e da nossa região”, continuou o petebista.

Proprietário da Ebenezer, Alexandre Paim da Silva agradeceu a homenagem e parabenizou os outros empresários presentes. “Sabemos que não tem sido fácil. Passamos por dias difíceis, mas são momentos como este que fazem com que todo o esforço valha a pena. Se estamos aqui hoje, foi porque Deus nos trouxe”, comentou.

- JG Serviços: Com sede no Centro de Novo Hamburgo, a empresa atua desde 1999 nas áreas de limpeza, portaria, zeladoria e jardinagem. Com uma equipe de mais de 200 funcionários, a JG Serviços teve seu nome lembrado por Felipe Kuhn Braun (PP). Ausente da solenidade, o vereador deve efetuar a entrega da homenagem em outro momento.

É com imensa alegria que recomendamos a empresa para ser contemplada com a Honraria Júlio Redecker, em reconhecimento ao seu notável empenho no fomento do setor empresarial de Novo Hamburgo, assim como pela constante excelência demonstrada na entrega de seus serviços. Essa distinção representa, de maneira justa, uma celebração de sua trajetória bem-sucedida e do impacto positivo que tem proporcionando à nossa comunidade”, atestou o parlamentar no requerimento de indicação.

Magrass Novo Hamburgo

Com presença em Novo Hamburgo desde 2018, a clínica de estética e emagrecimento direciona seus esforços no intuito de proporcionar bem-estar, saúde e autoestima para seus clientes. “Referência e destaque pelos produtos de qualidade e o atendimento acolhedor e carismático, seus serviços são pautados pelo profissionalismo, competência e credibilidade. Atualmente, conta com 13 funcionários, impulsionando o desenvolvimento econômico de nosso município”, comentou Tita (PSDB), vereadora que protocolou a indicação.

Seu compromisso com a atualização de tecnologias de ponta, aliado a uma equipe altamente qualificada, tem proporcionado resultados notáveis a seus clientes. A clínica tem promovido a importância de uma abordagem holística para a saúde, reconhecendo que a beleza está intrinsecamente ligada ao bem-estar físico e mental. Além disso, está engajada em eventos beneficentes e campanhas solidárias. Outro fator que me levou a homenagear a Magrass é o fato de ser liderada por mulheres”, elencou.

A proprietária Ana Cristina Bau tratou a solenidade como um momento de alegria e reflexão. A nossa missão é promover a saúde e a estética, algo que é fundamental para a nossa população. A obesidade é um desafio significativo, ligada a uma série de doenças graves como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos. Em nossa busca por uma vida mais saudável e plena, é essencial reconhecer que o emagrecimento, quando acompanhado de uma abordagem equilibrada, pode desempenhar um papel crucial na prevenção e no tratamento dessas condições. Quando falamos de estética, falamos de autoestima e confiança. Quando as pessoas se sentem bem com sua aparência, isso não apenas melhora a saúde mental, mas as encoraja a adotar hábitos mais saudáveis”, alertou.

Padaria Neves

Situada no bairro Canudos, tem sua origem em um armazém de secos e molhados. Após assumir o controle do empreendimento que era de seus pais, em maio de 1999, Noeli, ao lado de seu marido Alvino Neves, o transformaram na padaria que levou o sobrenome do casal. “Um começo humilde, porém com muito capricho e determinação. Aos poucos, foram crescendo, prezando por um ambiente familiar e aconchegante para seus clientes”, salientou o proponente Vladi Lourenço (PSDB).

Todo o bairro Canudos compra seu café, pasteizinhos e doces na Padaria Neves antes de irem para o seu trabalho. Parabéns para toda a família”, sintetizou Vladi. Filha dos proprietários e confeiteira no estabelecimento, Eduarda Neves Seimetz agradeceu a lembrança. Nós nos sentimos muito lisonjeados pela escolha do vereador. Muito obrigada!”, exclamou.

Petiskão Lanches e Refeições

Premiado por iniciativa do vereador Gerson Peteffi (MDB), o restaurante do bairro Pátria Nova tem se tornado referência gastronômica na cidade desde sua abertura, em 2012. “Com atendimento familiar e cordial à comunidade de toda a região e servindo lanches, petiscos, picados e mais de 20 tipos de a la minuta, o Petiskão possui imensa clientela que prestigia diariamente esse conceituado estabelecimento”, ressaltou o emedebista.

Temos aqui hoje as mais variadas correntes de trabalho da nossa cidade. Todas as empresas, pequenas, médias e grandes, são vitais para que Novo Hamburgo continue crescendo e se recuperando de todas as mazelas e problemas que enfrenta. E esse é o exemplo do meu homenageado. Além da excelente comida e dos pratos maravilhosos que produzem, o diferencial de vocês é o coração, o carinho e a gentileza com que nos recebem. Como é bom ir lá e conversar com vocês. O dono sempre presente, visitando as mesas e perguntando se estamos bem servidos. Obrigado por acreditarem e apostarem em Novo Hamburgo”, emendou Peteffi.

Agradeço de coração. É motivo de muito orgulho para nós. Não é fácil hoje em dia ser empreendedor. Mas, com muita luta e sacrifício, conseguimos alcançar. Com trabalho e saúde, nós vamos longe”, sublinhou Otavio Camillo, dono do estabelecimento gastronômico.

Pica-Pau Lanches

Com sede no bairro Rio Branco e outras três unidades espalhadas pela região metropolitana, o restaurante tornou-se parte da história de Novo Hamburgo. Fundado em 1967 como um modesto trailer de lanches artesanais, o Pica-Pau cresceu e se consolidou como umas das mais conhecidas opções de fast-food da cidade. Em 2014, com o cardápio ampliado para pratos prontos, bebidas e acompanhamentos, lançou-se também no segmento de franquias.

Além de sua brilhante atuação no mercado, a empresa homenageada também promove ações sociais em prol da população carente e de instituições beneficentes, com campanhas de doação de roupas e brinquedos. Portanto, é digna de aplausos e de todo o reconhecimento desta Casa Legislativa”, acrescentou Inspetor Luz (MDB), autor da indicação.

O Nestor (José Nestor Dresch, proprietário do Pica-Pau) conta com o apoio incondicional de sua família, que ajuda a conduzir as atividades do estabelecimento. Tu, tua família e teus funcionários têm meu carinho, respeito e admiração. Que vocês sigam por décadas e décadas, sempre servindo a população de Novo Hamburgo com essa excelência”, prosseguiu o vereador. Filho de Nestor, Tomas Dresch enalteceu o reconhecimento e falou sobre o atual momento da empresa. Estamos em processo de expansão, levando Novo Hamburgo para o estado inteiro, mas sempre mantendo a raiz na cidade”, comunicou.

Serginho Automóveis

Foi encaminhada pelo vereador Darlan Oliveira (PDT) a homenagem à única revenda automotiva da lista. Fundada em janeiro de 2003 no bairro Pátria Nova, a Serginho Automóveis logo expandiu seu espaço físico e seu estoque de veículos. Com nova sede no Rio Branco, a empresa hoje é procurada por clientes das mais diversas cidades. “Com veículos cuidadosamente selecionados, passando por rigorosos testes de qualidade, a concessionária se destaca pela venda de veículos premium. Essa reputação não passou despercebida pelas maiores personalidades do entretenimento, esportes e negócios. Grandes nomes da indústria e artistas internacionalmente conhecidos encontram na Serginho Automóveis o lugar ideal para adquirir os carros de seus sonhos”, revelou Darlan.

Acompanhamos o trabalho de muitos anos que vocês fazem, especialmente as ações sociais promovidas. Sabemos que o estado passa por um momento muito complicado, e vi vocês arrecadando mantimentos e levando para uma cidade que está se estabelecendo sobre o nada após o ciclone que devastou o Vale do Taquari. Vocês também fazem um lindo trabalho social dentro das nossas comunidades”, exaltou o pedetista.

Sócios da concessionária, Sérgio e Michael dos Santos compartilharam o espaço na tribuna. “Todos os empreendedores sabem da dificuldade de gerir uma empresa, mas temos que confiar no nosso trabalho e na nossa capacidade”, iniciou Sérgio.É uma honra estar aqui. Todos nós temos uma história de superação. Utilizamos sempre três pilares: trabalho, persistência e fé. Não vendemos somente carros; vendemos sonhos. No momento em que entendemos que nosso propósito é ajudar as pessoas, nós também nos beneficiamos. Tudo conspira a nosso favor e evoluímos como seres humanos”, complementou Michael.

Servicópias

Com atuação no ramo de reproduções e acabamentos gráficos desde 1967, a Servicópias teve seu nome destacado pelo vice-presidente da Câmara, Ricardo Ritter – Ica (PSDB). Com uma vasta carteira de clientes nas áreas de construção civil e publicidade, a empresa atende em um amplo espaço no bairro Rio Branco. “Sua história ao longo desses mais de 50 anos foi construída através da qualidade e rapidez dos serviços prestados, da constante inovação e dos investimentos em tecnologia e foco total no cliente, apresentando uma grande variedade de soluções em impressões, cópias, acabamentos e arte final”, complementou Ica. “A Servicópias não é uma referência somente para Novo Hamburgo. Vocês atendem também outros estados, o que mostra o bom serviço prestado.”

Em seu pronunciamento, William Caldart, representante da empresa, destacou a ligação de Júlio Redecker com quase todos os agraciados. Ele também era nosso cliente assíduo. Não poderia ter uma figura mais adequada para dar nome à honraria. Nós nos sentimos muito honrados com esta homenagem e felizes por sermos parte de uma comunidade empresarial que ajuda uns aos outros”, encerrou.

 

Assista à solenidade na íntegra: