Câmara pede mais policiais militares em Novo Hamburgo

por Jaime Freitas última modificação 15/08/2022 22h27
15/08/2022 – Os recentes e sequenciais episódios de violência registrados em Novo Hamburgo ao longo dos últimos dias têm alarmado autoridades municipais e estaduais. Na semana passada, a Câmara abriu discussões sobre a falta de segurança na cidade, em movimento instigado por motoristas de aplicativos. Nesta segunda-feira, 15, os vereadores deram continuidade ao debate e aprovaram uma moção de apelo ao Governo do Estado cobrando o aumento do efetivo de policiais militares lotados no município. O texto, proposto por Raizer Ferreira (PSDB), levou a assinatura dos outros 13 parlamentares presentes.
Câmara pede mais policiais militares em Novo Hamburgo

Foto: Daniele Souza/CMNH

O documento resgata levantamento de 2020, quando a Brigada Militar possuía pouco mais de 50% do efetivo ideal para proteger os 11,4 milhões de gaúchos. “O número de agentes é insuficiente, sendo que os policiais que hoje atuam desdobram-se para bem cumprir a missão confiada. A Polícia Militar tem papel de relevância em Novo Hamburgo, com a finalidade de proteger os cidadãos, a sociedade e os bens públicos e privados, coibindo os ilícitos penais e as infrações administrativas. Nosso manifesto, então, se dá pela inclusão de mais policiais militares no efetivo municipal, para que possamos chegar a um número adequado de agentes em relação às demandas sociais por segurança pública”, propõe Raizer Ferreira.

Com a aprovação unânime em turno único, a Moção nº 40/2022 será agora enviada ao secretário estadual da Segurança Pública, Vanius Santarosa.

 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: