Câmara parabeniza escola Adolfina Diefenthäler por reconhecimento em premiação internacional
A premiação, uma das mais conceituadas no mundo da educação, foi dividida em cinco categorias. A EMEB Adolfina Diefenthäler terminou a disputa entre as três finalistas na área de Colaboração da Comunidade, voltada para iniciativas que estimulam a participação de estudantes, professores, funcionários e familiares. A vencedora, contudo, foi a Dunoon Grammar School, da Escócia. Além do prêmio, a instituição britânica receberá 50 mil dólares.
Gestão democrática
A escola hamburguense recebeu destaque por adotar discussões coletivas para a tomada de decisões, incluindo questões financeiras, estruturais, de aprendizagem e de avaliação. Todos os meses, os alunos se reúnem em suas turmas e levantam demandas que consideram relevantes. Essas pautas são levadas a um comitê de gestão democrática, instituído pela escola, e discutidas com a participação dos representantes de classe. Anualmente, a EMEB Adolfina Diefenthäler também realiza uma assembleia com a participação de estudantes, professores e comunidade para a votação de temas de interesse da escola. A instituição atende 750 alunos desde a faixa etária 4 até o 9º ano do ensino fundamental.
“O método inovador e democrático desenvolvido pela escola merece servir de inspiração para as demais instituições, garantindo assim maior aproveitamento do ensino escolar e preparando as nossas crianças e jovens para um futuro melhor”, defende Inspetor Luz.
Morador da região, Darlan Oliveira (PDT) lamentou a perda do prêmio máximo, mas salientou que a escola tem muito a comemorar, especialmente por contar com um quadro docente comprometido com o sucesso da instituição e de seus alunos. A vereadora Tita (PSDB) comentou que a evolução da EMEB Adolfina Diefenthäler desde 2015 é notória. “Vemos a diferença em um ambiente educacional onde há a participação da comunidade. Os pais conhecem tudo o que ocorre na escola, porque se preocupam e se fazem presentes”, frisou.
Cópias da Moção nº 48/2022 serão enviadas à diretora da EMEB Adolfina Diefenthäler, Andrea Zimmer, à secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli, à secretária da Educação do Estado, Raquel Teixeira, e ao ministro da Educação, Victor Godoy. Além da instituição hamburguense, outra escola brasileira, da cidade pernambucana de Cabrobó, também esteve entre as 15 finalistas.
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.