Câmara manifesta repúdio à ameaça de corte de verba para bolsistas da Capes
O Ministério da Educação já afirmou em nota que o pagamento das bolsas não será suspenso, mas o parlamentar lembra que o órgão havia sinalizado anteriormente uma redução de orçamento, na comparação com o exercício atual, de R$ 580 milhões para a Capes. “A pesquisa brasileira, por seu potencial de atender às demandas de melhoria de qualidade de vida da população e dinamizar o desenvolvimento socioeconômico e a inovação no país, não deve passar por tal situação, devendo ter o repasse financeiro ao menos garantido nos níveis atuais ou incrementado”, destaca Brizola.
Professor Issur Koch (PP) parabenizou o autor pela iniciativa. O vereador ressaltou que conversou com o Ministro da Educação, Rossieli Soares, e que ele garantiu que não haverá cortes na pesquisa.
Cópias da Moção nº 22/2018 serão encaminhadas aos ministros da Educação, Rossieli Soares, e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago.
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.