Câmara manifesta apoio à criação de regras para conter alta dos combustíveis

por Jaime Freitas última modificação 16/03/2022 19h14
16/03/2022 – Na última semana, o Senado aprovou projeto de lei que cria regras para a estabilização dos preços de combustíveis. A matéria estabelece um sistema para limitar o reajuste dos derivados de petróleo e do gás de cozinha ao consumidor final e propõe uma conta federal para financiar a ferramenta. Entusiasta da iniciativa, o vereador Enio Brizola (PT) elaborou moção de apoio ao projeto. O texto foi aprovado por unanimidade durante a sessão desta quarta-feira, 16.
Câmara manifesta apoio à criação de regras para conter alta dos combustíveis

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Durante a votação, os senadores afirmaram que o sistema proposto é a solução ‘possível’ neste momento para a crise do petróleo, mas defenderam que o Brasil busque a autossuficiência na produção de combustíveis para não depender de importações”, destaca o vereador. O Projeto de Lei Federal nº 1.472/2021 também prevê um auxílio de até R$ 300,00 mensais para motoristas autônomos de baixa renda. “O pagamento do novo auxílio alcança taxistas, motoristas de aplicativos e motociclistas”, explica Brizola.

Com a aprovação em turno único, a Moção nº 9/2022 será agora enviada ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Embora aprovado pelo Senado, o texto legislativo ainda depende de avaliação dos deputados antes do envio para sanção presidencial.

Saiba mais sobre o PL nº 1.472/2021. 

O que é uma moção? A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.