Câmara homenageia os 85 anos do Crea/RS
Também ocuparam a tribuna de honra o engenheiro civil Carlos Brenner, inspetor-chefe da autarquia em Novo Hamburgo, a engenheira civil e de segurança do trabalho Magda Rezi Carvalho e o engenheiro civil Plinio Luiz Cerutti Junior. O Crea/RS aproveitou a solenidade para também homenagear três integrantes do conselho: Sirlei Gollo, Suelci Bauer Ambrust e Vitor Cassel – pai do vereador Raul Cassel.
O presidente do Legislativo hamburguense usou a tribuna para saudar a autarquia em nome da Mesa Diretora e das bancadas do MDB e do PP, além de também falar em nome do vereador Nor Boeno (PT). “Saudamos uma trajetória de 85 anos do Crea/RS, e Novo Hamburgo não poderia deixar de fazer parte desta história”, frisou, ao ler o histórico do Conselho. Raul Cassel parabenizou toda a “família” Crea/RS presente no plenário para acompanhar o reconhecimento. O parlamentar destacou que a Inspetoria de Novo Hamburgo foi fundada em 29 de novembro de 1991 e está situada na avenida Nações Unidas, 2390, sala 1201. “Valorizo aqui a necessidade de um conselho forte, através do qual os profissionais terão comportamentos adequados, éticos, e perceberão a possibilidade de novas construções e cooperação dentro de uma das áreas mais importantes do País. Precisamos de obras estruturantes que nos permitam crescer por inteiro. Admiramos quando vemos grandes prédios, pontes, obras grandiosas, mas também quando vemos a construção de núcleos populares habitacionais na nossa cidade”, apontou o parlamentar.
Felipe Kuhn Braun falou em nome da bancada do PDT. O parlamentar colocou a Casa Legislativa e o seu gabinete à disposição do Conselho. “Sabemos a importância do trabalho de todos esses profissionais e do quanto a nossa sociedade precisa de vocês. Desejo sabedoria a todos. Mesmo estando consolidado, somos sabedores dos desafios que existem para conduzir o Crea/RS e ampliá-lo”, destacou Felipe.
Enio Brizola (PT) destacou a importância do trabalho desta categoria para o dia a dia da comunidade.
Reconhecimento
Ronaldo Madruga e Carlos Brenner usaram a tribuna para agradecer o reconhecimento. “Obrigado a todos os presentes, colegas do Crea/RS, membros da comunidade e vereadores, em especial à Mesa Diretora desta Casa, autora da homenagem aos 85 anos deste conselho de classe”, finalizou Madruga.
Crea/RS
Em 1933, o então presidente Getúlio Vargas assinou decreto regulamentando as profissões de engenharia, arquitetura e agrimensura e instituindo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). No ano seguinte, no dia 30 de maio, a Sociedade de Engenharia do Estado (Sergs) e a Congregação da Escola de Engenharia elegeram seus representantes, formando o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura da 8ª Região, abrangendo também o estado de Santa Catarina.
Hoje voltado exclusivamente para o Rio Grande do Sul, o Crea-RS atua na fiscalização, controle, orientação e aprimoramento das atividades profissionais de agronomia, engenharia, geografia, geologia e meteorologia. O órgão conta atualmente com 44 inspetorias, descentralizando o atendimento à sociedade. A entidade trabalha pela garantia de profissionais tecnicamente habilitados, o registro de empresas e a fiscalização do exercício em prol da comunidade.