Câmara homenageia os 50 anos de sacerdócio do padre Círio Schommer

por Luís Francisco Caselani última modificação 05/07/2017 21h05
05/07/2017 – A Câmara de Novo Hamburgo prestou homenagem, na sessão desta quarta-feira, 5 de julho, ao 50º aniversário da ordenação sacerdotal do padre Círio João Schommer, completado no último dia 2. O reconhecimento foi proposto pelo vereador Gerson Peteffi (PMDB), por meio do Requerimento nº 241/2017.

Cônego da Paróquia São José, no bairro Lomba Grande, Schommer recebeu a homenagem das mãos de Peteffi, que destacou a importância da figura do sacerdote dentro das comunidades religiosas. “Padre é o camarada que, nas horas difíceis, pode ser procurado por quem precisa. E Círio sempre deixou a porta aberta para todos que o quisessem procurar. Círio é um cara que sai convidando a comunidade para ir à missa, é um pescador”, comentou.

O parlamentar também salientou a maciça presença dos moradores do bairro Lomba Grande na missa que celebrou o aniversário de 50 anos de atuação do padre. “O senhor tem aquele carinho pessoal. Acho que toda Lomba Grande passou por suas mãos no momento eucarístico. Esta homenagem é uma cerimônia simples, que se coaduna ao seu jeito de ser. A fé católica, a Igreja, Lomba Grande e a cidade inteira precisam de você”, enfatizou.

O vereador Enio Brizola (PT) relembrou sua relação com o cônego. “Aprendi a gostar desde cedo do padre Círio, ainda na paróquia do bairro Rincão. Tive o prazer de participar de suas missas, de poder ver o incentivo dado aos grupos de jovens do bairro e também por ter recebido dele o curso de noivo”, revelou.

A soprano lírica Nícia Varisco utilizou da tribuna para deixar sua homenagem, em forma de canto, ao cônego. “Conheci o padre Círio na paróquia do bairro Rincão. Depois, conheci o cônego Círio em uma viagem de 20 dias à Terra Santa. Em meu nome e da nossa comunidade, termino com a canção Prece pelas Vocações, para que Deus nos conceda mais pastores como o senhor. Não somente padres, mas, sim, pastores”, pediu.

Assim como Brizola, o vereador Raul Cassel (PMDB) também recordou o protagonismo do sacerdote em sua vida religiosa. “Este é um momento muito emocional. Muitas pessoas, nesses 50 anos, tiveram algum tipo de contato com essa pessoa sincera, carismática e trabalhadora. Recebi minha primeira comunhão do padre Círio na Catedral São Luiz Gonzaga”, lembrou. Cassel também destacou a importância da vida religiosa no bem-estar da população. “Hoje, a saúde está fundamentada em um tripé: físico, emocional e espiritual. E você é uma das pessoas que veio ao mundo para alicerçar a parte espiritual. Parabéns pelo seu jeito simples de agir. Desejo que a sua palavra continue a orientar muitas famílias de Novo Hamburgo”, completou.

O vereador Felipe Kuhn Braun (PDT) também fez questão de parabenizar o cinquentenário da vida sacerdotal de Schommer. “O senhor, através de seu sacerdócio, contribuiu, contribui e contribuirá ainda por muito tempo para as pessoas, para as comunidades, para o bairro de Lomba Grande. Isso muito nos alegra, poder homenagear esse religioso tão preocupado com as suas comunidades. Que você possa chegar aos seus 60, 70, quem sabe 75 anos de vida sacerdotal”, desejou Braun.

Emocionado, padre Círio agradeceu a homenagem, mas disse não ser esse o melhor termo para se referir ao reconhecimento que recebeu. “Estou aqui não para receber homenagem. Disse que não é bem a palavra que deveríamos usar. Fiz tudo o que fiz para louvar e agradecer a Deus. Quem somos nós para receber homenagem? Nós apenas cumprimos com nosso dever. Fico agradecido por esse momento de união para louvor a Deus, por tudo aquilo que ele conseguiu realizar por este instrumentinho que está sempre às suas mãos”, ponderou.

O cônego brincou que, ao verem fotos suas na sessão, dificilmente os fiéis de sua igreja o reconheceriam. “A última vez que usei terno foi em 2000, quando fui visitar a Terra Santa e, em passagem por Roma, pude dar um abraço no meu padroeiro, hoje São João Paulo II”, relatou.

Schommer destacou ainda seus laços com a cidade desde a infância e pediu a ajuda da Câmara para realizar um sonho. “Sempre queremos deixar um trabalho bem fundamentado por onde passamos. Desde que estou em Lomba Grande, tenho um desejo, que é ter uma capela mortuária mais digna. Colocar mais uma sala anexa para não precisarmos emprestar dependências da Igreja, que servem a outro propósito. Se os vereadores quiserem me dar uma força para que eu possa ganhar esse presente, ficaria ainda mais realizado caso venha a sair de Lomba Grande”, solicitou, ao que foi prontamente atendido. “Faremos um pedido de providência para conseguirmos um anexo para a capela mortuária de Lomba Grande”, comprometeu-se Peteffi.