Câmara homenageia os 50 anos da EMEF Boa Saúde

por Jaime Freitas última modificação 28/03/2019 12h11
27/03/2019 – No último dia 4, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Boa Saúde comemorou seu cinquentenário. Como forma de celebrar a data, a Câmara de Novo Hamburgo dedicou o início da sessão desta quarta-feira, 27 de março, para uma homenagem à instituição. Funcionários, alunos e pessoas ligadas à escola ocuparam parte das cadeiras do Plenário Luiz Oswaldo Bender e ouviram palavras de reconhecimento e enaltecimento à história e ao trabalho desenvolvido pelo estabelecimento de ensino. Proponente da homenagem, em requerimento aprovado pelos demais parlamentares, coube ao vereador Enio Brizola (PT) realizar a entrega de um quadro comemorativo à diretora da EMEF Boa Saúde, Gabriela Lucas.
Câmara homenageia os 50 anos da EMEF Boa Saúde

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Hoje é um dia muito glorioso para nós, pois estamos aqui para homenagear o cinquentenário da escola Boa Saúde. O caminho para chegar aqui foi de muita labuta, de um bairro que antes pertencia a outro município, que era São Leopoldo. Com esse município não tínhamos laços geográficos, culturais e nem econômicos. Após uma luta de anexação ao território de Novo Hamburgo, conseguimos, lá na década de 1990, por plebiscito, fazer parte desta cidade que muito nos orgulha. E sobre a escola, podemos resumir a sua história em dois tempos: um tempo de tristezas, incertezas e angústias, quando pertencíamos, então à cidade vizinha; e um tempo de esperanças, de alegrias e de qualidade no aprendizado de todas as crianças, adultos e da comunidade, que ajudou a construir esta linda história. Não faltou engajamento, comprometimento, pois sabemos que era muito difícil no passado, mas hoje as pessoas têm uma escola de qualidade. Sempre é necessário relembrar da caminhada, de onde viemos e onde chegamos. Vida longa à escola Boa Saúde, vida longa às crianças que lá estudam. Que esses alunos consigam construir uma história de sucesso, ao começarem uma linda trajetória neste importante educandário”, declarou o proponente da homenagem, Enio Brizola, que falou em nome de sua bancada e a do PDT.

Gerson Peteffi, que se pronunciou em nome da bancada do MBD e da Rede, destacou a responsabilidade técnica e formadora das escolas. “Esse núcleo de saber é tão importante e necessário para o lado Oeste da cidade. Vocês formam no Boa Saúde, no Jardim Liberato, com outras escolas municipais e estaduais na região, uma célula de educação e de cultura ímpar em nosso município, que dificilmente temos em outros bairros. A educação é a única forma que temos de melhorar o nosso país. Não adianta investirmos, por exemplo em grandes presídios, em radares que multam todos. Precisamos é investir na educação, pois só por meio dela é que essas crianças trarão as melhorias que nosso mundo precisa. Educação é a base de tudo. E a escola de vocês tem uma luz própria, que brilha no bairro Boa Saúde”, relatou o parlamentar.

Quero agradecer por todas as palavras de carinho que aqui rebebemos nesta tarde”, disse a diretora Gabriela Lucas. “Estou muito orgulhosa em ser a pessoa que hoje fala em nome da escola em seu aniversário de 50 anos. Há 13 anos faço parte desse linda história. Nossa instituição é representada por essas crianças e mães que aqui estão. Temos orgulho em nos chamar de ‘Boa Saúde’, essa sensação de pertencimento é única. Trabalhamos todos os dias, com muito carinho, para ajudar na formação cidadã desses meninos e meninas”, relatou a diretora.

Os alunos da faixa etária de 4 anos fizeram uma apresentação ao final da homenagem, dançando, cantando e emocionando os presentes.


EMEF Boa Saúde

Com o nome de Grupo Escolar, a EMEF Boa Saúde foi fundada no dia 4 de março de 1969 com um grupo de 65 estudantes na Vila Torres, à época ainda pertencente ao município de São Leopoldo. Um prédio de madeira, já no atual endereço, foi inaugurado um ano mais tarde, com três salas de aula e duas peças independentes. O ambiente escolar passou por frequentes melhorias, como novas dependências, até a anexação do bairro Boa Saúde à cidade de Novo Hamburgo em 1995, após realização de plebiscito.

Em agosto de 1997, quatro salas de aula e três banheiros começaram a ser construídos. Em 2001, já eram cerca de mil alunos matriculados. Nos últimos anos, novas reformas e ampliações foram realizadas, como a colocação de uma área coberta, prédio para a parte administrativa, sala de informática, biblioteca e laboratório de aprendizagem. Hoje, a escola conta com 44 funcionários – dos quais 35 professores – atendendo 26 turmas de pré-escola, anos iniciais do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, 619 estudantes estão vinculados à instituição.

registrado em: