Câmara homenageia os 30 anos da Academia Literária do Vale dos Sinos

por Jaime Freitas última modificação 26/07/2018 23h47
26/07/2018 – Nesta quinta-feira, dia 26, em sessão solene, a Câmara Municipal de Novo Hamburgo prestou homenagem à Academia Literária do Vale dos Sinos (Alvales) pela passagem de seus 30 anos. A sessão solene, realizada no Plenário da Casa Legislativa, foi proposta pelo vereador Felipe Kuhn Braun (PDT), por meio do Requerimento n° 148/2018.

Felipe Kuhn Braun ocupou a tribuna fazendo um breve histórico da entidade, destacando o papel da instituição em divulgar a literatura do Vale do Sinos e incentivar a produção de novos talentos por meio de oficinas literárias e concursos. “Ano passado tive o convite para participar da Alvales, e na minha posse como membro, em dezembro, falávamos das comemorações dos 30 anos da instituição. A paixão pela escrita nos une. O registro histórico, a comunicação, preserva a história. No futuro, que nossas crianças também trilhem esses espaços abertos pela academia. Sabemos que uma entidade, uma associação, completar cinco, 10 anos, não é fácil. Chegar aos 30 anos é uma grande vitória. A Alvales é formada por pessoas que fazem a diferença e gerações vindouras lembrarão do grande trabalho realizado pela instituição. Aqui, hoje, estamos também celebrando a vida, a união. Poder prestar uma homenagem nesta Casa Legislativa é reconhecer a importância da Alvales para a sociedade hamburguense”, declarou o presidente da Câmara.

“Dá um nervoso falar com tantos letrados nesta Casa, com pessoas que registram a história em palavras firmadas em livros. Quem escreve uma obra literária permanece na eternidade. Não há palavras para descrever o lindo trabalho que vocês realizaram durante esses 30 anos e que ainda realizarão nos anos futuros. A única palavra que eu encontro, neste momento, é obrigado! Vocês nos representam”, declarou o vereador Professor Issur Koch (PP).

A secretária de Educação do Município, Maristela Guasselli, representou a prefeita Fátima Daudt na homenagem. “Trazemos um parabéns à academia e a todos os seus membros. É uma honra ter a Alvales em nossa cidade. Novo Hamburgo é protagonista em várias frentes e lá atrás, há 30 anos, alguém pensou em fundar essa importante instituição, que é uma referência cultural. O que está escrito, registrado em diferentes formas, fica na eternidade. Sempre terá alguém para ler e interpretar esses registros, e vocês são responsáveis por eternizar essas memórias”, declarou a secretária Guasselli.

Durante a cerimônia, o presidente da Câmara, Felipe Kuhn Braun, entregou um quadro comemorativo à presidente da Alvales, Renate Leopoldine Gigel.

“Gosto muito de falar o que eu sinto. Primeiramente, gostaria de deixar registrada a nossa alegria por esse reconhecimento, com essa linda homenagem. Enfrentamos dificuldades, passamos por alguns percalços, mas o tempo nos ensinou muita coisa. O que agora temos é resultado daqueles que fundaram nossa instituição. As nossas raízes são fortes. Quanto ao perpetuar pensamentos em livros, acho que é realizar sonhos. A literatura nos dá muitas oportunidades. Estamos felizes em completar 30 anos de vida. Daqui para frente, esperamos ter muitos outros momentos como esse. Muito obrigado”, disse emocionada a presidente da Alvales, Renate Leopoldine Gigel.

Também participaram da cerimônia os vereadores Dr. Gerson Peteffi, Sergio Hanich e Inspetor Luz, todos do MDB. O vereador Raul Cassel (MDB) justificou a ausência na sessão solene.

Ao final da cerimônia foram entregues medalhas comemorativas aos membros da Alvales.

 

Sobre a Alvales

A Alvales foi criada em 29 de julho de 1988, quando do lançamento da antologia O Vale Néon, com o objetivo de divulgar a literatura do Vale e descobrir novos talentos por meio de oficinas literárias e concursos. Os encontros dos 18 escritores ocorriam na Biblioteca Municipal de Novo Hamburgo, sempre no segundo sábado de cada mês.