Câmara homenageia os 130 anos da Sociedade Aliança

por Luís Francisco Caselani última modificação 18/05/2018 16h59
16/05/2018 – Os vereadores hamburguenses dedicaram parte da sessão ordinária desta quarta-feira, 16 de maio, para prestar reconhecimento ao 130º aniversário da Sociedade Aliança. Proposta pelo Professor Issur Koch (PP), por meio do Requerimento nº 242/2018, a homenagem recebeu aprovação unânime dos demais parlamentares. Issur usou a tribuna para relembrar a história da entidade e destacar importantes personalidades que atuaram no Aliança. O vereador pediu que ela continue incentivando e fomentando o crescimento de Novo Hamburgo e destacou, ainda, o papel dos clubes para a sociedade.
Câmara homenageia os 130 anos da Sociedade Aliança

Foto: Viccenzo Zang/CMNH

O proponente da homenagem mencionou o fato do clube seguir servindo à comunidade há 130 anos. “Antes do surgimento dos grandes condomínios, somente os clubes ofertavam quadras de esportes, piscinas, gramados, ginásios. Era importante ser sócio de um clube. Hoje, nessa época digital, eles incentivam o convívio. A melhor rede social é uma mesa cheia de pessoas trocando ideias, praticando esportes, brincando umas com as outras. E o Clube Aliança segue proporcionando a integração”, disse Issur.

Enio Brizola (PT) ressaltou o fato de a entidade ser presidida, atualmente, por uma mulher – Gabriela Streb. Também elogiou o fato do clube disponibilizar para as crianças o contato com a história da imigração alemã.

Raul Cassel (PMDB) disse que esteve presente na celebração de centenário do Clube. Lembrou que sua festa de casamento também foi comemorada no Aliança. Ele destacou, ainda, o cunho esportivo do clube muito pautado no tênis. “O Aliança também é sede de grandes eventos, bailes de debutantes, réveillon e diversas outras atividades culturais, como teatro, canto e coral. É um lugar de encontro de famílias”. O peemedebista ressaltou que o clube social ainda está forte em Novo Hamburgo, apesar de todas as questões financeiras pelas quais passam. “Continuam sendo os grandes reveladores de talentos esportivos para o país”, finalizou.

Patricia Beck (PPS) também destacou o cunho esportivo do clube, em especial do tênis. “Vocês cultivam algo essencial ao cidadão, ao ser humano: desenvolvê-lo através do esporte, do lazer. Isso é qualidade de vida”, disse. Ao mencionar que o local, atualmente, é um opção de convívio familiar, citou as muitas dificuldades pelas quais passam e que os sócios nem imaginam. A vereadora parabenizou os dirigentes do clube por conduzi-lo com tanta garra e competência. Para finalizar, contou que já participou dos jogos germânicos promovidos pela sociedade.

Quadro de homenagem

Professor Issur entregou um quadro em homenagem aos 130 anos do clube à presidente Gabriela Streb. Ela agradeceu a homenagem. “A Sociedade Aliança é um clube de amigos. Se pensarmos em 1888, as pessoas se reuniam para cantar, pois não havia televisão, redes sociais e outras tecnologias, foi assim que a história começou”, lembrou.

Martin Behrend, vice-presidente de Comunicação do Aliança, deixou registrado que, desde o seu início, a proposta das diferentes gerações que conduziram o clube foi promover cultura, esporte e lazer. “Esses são os nossos pilares durante toda a trajetória”, frisou. Ele contou que a nova gestão está abrindo o clube para novas propostas, tirando o rótulo de clube destinado à elite. “Nossa preocupação é manter o clube vivo e mostrar que a sociedade hamburguense pode contar com o Aliança. Estamos aqui para servir Novo Hamburgo, formando lideranças, cidadãos e talentos”, concluiu.

Sobre a Sociedade Aliança

O surgimento da Sociedade Aliança está ligado ao canto coral. No dia 4 de maio de 1888, ocorreu a fundação do Gesangverein Frohsinn (Sociedade de Cantores Alegria ou Alto Astral), com um grupo de hamburguenses que se reuniram para cantar. Durante muitos anos, a sede foi na rua General Osório – o prédio segue no mesmo local, atualmente ocupado pelo Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais de Novo Hamburgo. Até hoje o Aliança mantém o canto coral como atividade permanente, sendo que o grupo leva o nome de Coro Júlio Kunz, em homenagem à pessoa que, por décadas, atuou como regente do coral e presidente do clube.

Nos anos 1950, ocorre o movimento para fusão do Gesangverein Frohsinn com o América Tênis Clube – que possuía quadras de tênis junto ao Monumento ao Imigrante – e a Sociedade Atiradores de Hamburgo Velho. A escolha do nome do novo clube, que carrega em seu símbolo três anéis interligados, tem a ver justamente com a união das agremiações. Após intensas negociações, a sede foi estabelecida junto ao monumento, pertencente à Prefeitura, mas que tem no Aliança um guardião sempre de portas abertas a visitantes.

Saiba mais sobre o Clube Aliança.