Câmara homenageia os 10 anos do Jornal de Lomba Grande
Representando a bancada do MDB, o vereador Gerson Peteffi salientou que, além de Lomba Grande, a empresa também lançou recentemente o jornal Zona Sul, direcionado para o bairro Santo Afonso. “Sabemos da dificuldade e do caminho árduo que precisa ser enfrentado por um jornal que está iniciando, especialmente em um mercado competitivo como é o de Novo Hamburgo. É um meio de difícil progressão. Um jornal que completa 10 anos sabe essa dificuldade, mas sabe também seu potencial. Nada mais meritório que trazer esta singela lembrança a uma empresa que permanece sólida e com um jornalismo que traz verdade e transparência. Novo Hamburgo precisa de uma gama de informações cada vez maior para que o leitor possa absorver o mais próximo da realidade”, ressaltou o emedebista.
Enio Brizola (PT) reiterou a importância do periódico para os habitantes de Lomba Grande. “É através deste jornal que moradores das mais afastadas localidades recebem informações sobre o bairro. Tornou-se o instrumento de comunicação de uma comunidade que é praticamente uma cidade. E é também um instrumento de desenvolvimento econômico local, porque ali estão sendo divulgadas as demandas, pautas, reivindicações e conquistas da região”, enalteceu o parlamentar.
O vereador e jornalista Felipe Kuhn Braun (PP) frisou as mudanças que impactaram a comunicação ao longo da última década. “Fazer jornalismo nos dias atuais, principalmente no impresso, torna-se um desafio cada vez maior. O jornal soube representar essa enorme comunidade, especialmente do ponto de vista geográfico. Vocês divulgam o cotidiano de Lomba Grande tanto para quem é quanto para quem não reside no bairro”, observou.
Ricardo Ritter (PSDB) pontuou as características que distinguem o Jornal de Lomba Grande dos demais veículos noticiosos. “Temos que dar valor para os periódicos que se preocupam com as pequenas localidades. Vocês trazem informações que outros jornais não trazem. Por isso gostamos tanto de ler a publicação. A comunidade do interior da Lomba fica ansiosa para encontrar o jornal em um dos pontos de distribuição gratuita. Vocês conseguem levar informações para os agricultores mais distantes”, parabenizou Ica.
O presidente da Câmara, Raizer Ferreira (PSDB), acompanhou o discurso de seu colega de bancada. “Sei que o sucesso do Jornal de Lomba Grande é a exclusividade, a opção de trazer assuntos locais, mas principalmente a seriedade de fazer um jornalismo correto e transparente”, elogiou.
Criador do periódico mensal, o jornalista Júlio César da Silva agradeceu a homenagem. “Nosso trabalho é difícil, mas fazemos com carinho, amor, dedicação e compromisso com as comunidades que atingimos. A Lomba Grande é diferenciada. É uma comunidade que tem orgulho, luta e zela por seu bairro. É muito gratificante fazer um jornal para uma população que tem uma identidade”, revelou. O comunicador também explicou que a tiragem do jornal, normalmente de 3 mil exemplares, foi reduzida pela metade durante a pandemia. “Cerca de 1,5 mil dos jornais eram distribuídos nas escolas, sendo levados para lugares que nem imaginamos”, contou.