Câmara homenageia o cinquentenário da EMEI Aldo Pohlmann

por Luís Francisco Caselani última modificação 11/10/2017 20h19
11/10/2017 – Os vereadores hamburguenses dedicaram parte da sessão desta quarta-feira, 11 de outubro, para celebrar a passagem dos 50 anos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Aldo Pohlmann. A homenagem, proposta pelo vice-presidente da Câmara, Naasom Luciano (PTB), em requerimento aprovado pelos demais parlamentares, foi acompanhada por professores e alunos que compareceram ao Plenário para comemorar a data.

Durante a cerimônia, Naasom entregou à diretora da escola, Danielle Bressler, um quadro prestando o reconhecimento do Legislativo ao cinquentenário da instituição. “Este é sempre um momento muito importante e muito especial. Somente o investimento na Educação de forma eficiente será capaz de mudar a sociedade em que vivemos. Não há outra maneira que não um investimento pesado e eficaz nessa área para que formemos bons cidadãos para a nossa sociedade como um todo. Hoje, enfrentamos um problema grave na rede estadual. Que isso sirva de aviso para que foquemos em gestão pública para não deixarmos ruir a educação do nosso Município. Que possamos unir esforços, independentemente de bandeiras partidárias”, cobrou Naasom, que revelou que a ideia da homenagem partiu do ex-vereador e pai de aluno da escola Cristiano Coller.

Em nome da bancada do PMDB, Raul Cassel parabenizou a iniciativa e lembrou ações desenvolvidas pela EMEI Aldo Pohlmann ao longo de suas cinco décadas de atividades. “Sempre estivemos muito consonantes com as melhorias na Educação de Novo Hamburgo. Lembremos neste momento de todos os diretores, professores e cidadãos que passaram pela escola e pelo legado que deixaram na instituição. Acredito que a missão não está completa, mas é mais uma semente plantada para gerar uma cidade melhor”, ressaltou.

Felipe Kuhn Braun (PDT) destacou a necessidade também de lembrar Aldo Pohlmann, que tanto fez pelo Município. “Mas não podemos ficar sem homenagear todos os professores e mestres que formam o caráter de cada aluno. São cinco décadas de trabalhos e ações procurando dar o ensino para os primeiros passos desses pequenos cidadãos”, comentou. Professor Issur Koch (PP) recordou sua ligação pessoal com a instituição. “Esta é uma escola pela qual tenho muito carinho, onde fiz meu estágio de pedagogia. O professor de Educação Infantil tem seus desafios para além da educação, pois seu trabalho transcende a sala de aula e o profissional possui também a função do cuidar. Muitas vezes ele é pai, mãe, tio e tia”, completou.

A diretora da escola agradeceu a homenagem e convidou a todos para a comemoração do aniversário da escola no dia 28. “Pensamos no brincar como possibilitador da aprendizagem. Muitas famílias destacam a importância da nossa escola na vida de seus filhos, os avanços que perceberam no desenvolvimento social de seus filhos desde a entrada na Aldo Pohlmann. Ouvimos muitos elogios ao trabalho realizado e ficamos muito felizes com isso”, agradeceu.

A escola

Localizada no bairro Industrial, a EMEI Aldo Pohlmann atende em turno integral 108 alunos entre dois e três anos de idade. A escola conta com 33 funcionários, entre professores, estagiários, profissionais de cozinha e limpeza, equipe diretiva e secretária. Seu nome presta homenagem a um industriário que se estabeleceu no próprio bairro.

Nascido em 1916 no município de Taquara, Pohlmann iniciou sua vida no ramo calçadista aos 23 anos, após ter trabalhado como agricultor. Em 1948, fundou sua própria indústria, da qual permaneceu como diretor-presidente até seu falecimento. Pertenceu ao Rotary Club de Novo Hamburgo, por meio do qual participou de diversas campanhas comunitárias, e integrou a Comunidade Evangélica Floresta Imperial, trabalhando ativamente na construção da nova igreja. Casado com Maria Erma, foi pai de duas filhas.